Nesta última sexta, 8; sábado, 9 e domingo, 10, o Santuário do Rocio contou com um forte público que acompanhou tanto as novenas diárias como também as procissões no fim de semana. Vamos acompanhar o que aconteceu no santuário?
- 19.ª Procissão Marítima reúne mais de mil devotos de Nossa Senhora do Rocio
- Com mais de 100 caminhões, 1.ª Romaria dos Caminhoneiros da Festa do Rocio aconteceu em Paranaguá
Novenário de sexta-feira, 8 de novembro
Sexta-feira, 8, a novena noturna foi presidida por Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá (PR). Em sua homilia, o arcebispo focou no tema do perdão, levando aos fiéis a pensarem em parar de mexer nas feridas do passado.
“Não podemos guardar nada de ruim em nosso coração. Não podemos guardar lembranças negativas de nossos pais, devemos viver o presente”, destacou Dom Anuar.
Além disso, a homilia foi direcionada aos casais, ressaltando que os erros do passado, que insistimos em recordar, podem afetar o presente e a vida conjugal. De acordo com o bispo, os devotos devem sempre estar prontos para perdoar, e lembra de um ensinamento muito importante.
“Os casais jamais devem esquecer de pedir perdão um ao outro antes de dormir e jamais devem dormir sem pedir e conceder o perdão. É preciso nos lembrar que a única certeza que nós temos é o presente, o agora, o resto já é passado. Uma pessoa ao entrar no rio somente se banhará naquele rio uma vez, porque ao sair e entrar novamente, já serão novas águas passando”, salientou o bispo emérito de Maringá.
Neste mesmo dia, as paróquias presentes foram a Paróquia da Catedral Nossa Senhora do Rosário e o Santuário de São Francisco das Chagas da cidade de Paranaguá.
Novenário de sábado, 9 de novembro e procissões
No sábado, 9, o Santuário do Rocio ficou repleto de devotos durante todo o dia, isso porque neste dia a programação iniciou cedo, com a Romaria dos Caminhoneiros saindo da Paróquia São Cristóvão.
Logo em seguida, a criançada tomou conta da casa da Padroeira do Paraná, pois aconteceu a 3.ª Romaria das Crianças, que contou com missa, novena e procissão em volta do santuário.
Já às 16h, ocorreu a 12.ª procissão ciclística, em que muitos devotos saíram da Paróquia Nossa Senhora da Paz pedalando com toda a família e com muita fé até o Santuário do Rocio.
No período noturno aconteceu o quarto dia de novena em honra a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Celebração essa realizada pelo bispo emérito de Ponta Grossa, Dom Sérgio Braschi que retratou muito o seu amor por Nossa Senhora do Rocio.
“Lembro-me que fui curado por Nossa Senhora do Rocio e sou eternamente grato à Ela. E esta comemoração é muito importante para todos nós, não somente por nos aproximarmos do ano jubilar aqui no santuário, como também estaremos comemorando este ano com a igreja”, salientou Dom Sérgio.
O bispo mencionou que a Igreja está caminhando em direção à celebração da festa da Basílica de Latrão. Ele lembrou que o Papa convida todos os fiéis a se prepararem em oração para o Ano Jubilar, com o tema “Peregrinos da Esperança”. O bispo destacou também que Maria é essa peregrina, a luz que guia os fiéis para a salvação em Cristo.
Outra questão evidenciada por Dom Sérgio, é que a única padroeira de estado reconhecida pelo Vaticano, é Nossa Senhora do Rocio.
“Hoje é um dia muito importante, a qual devo lembrá-los de duas coisas, hoje a missão redentorista completa seus 292 anos de existência, da fundação dos Missionários Redentoristas do Santíssimo Redentor que cuida e realiza este belíssimo trabalho e outro detalhe é que este trabalho é de extrema importância, pois é por ele que vocês todos tem hoje Nossa Senhora do Rocio como a única padroeira de estado reconhecida pelo Vaticano, isso é graças ao trabalho belíssimo desses missionários”, ressaltou.
A comunidade presente neste dia festivo foi a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, da cidade de Antonina (PR), além disso, estavam presentes os
Novenário de domingo, 10 de novembro e procissões
No domingo, 10, o dia já iniciou com a Procissão Marítima, às 8h, com a participação de centenas de fiéis saindo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Já no período da tarde, ocorreu a Procissão Motorizada às 16h, saindo da Paróquia São João Batista. Nesta mesma tarde e horário, o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, sobrevoou a cidade de Paranaguá, abençoando os devotos que estavam na procissão motorizada e abençoando também a toda cidade de Paranaguá.
Já no novenário às 19h, o celebrante foi o bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Reginei José Modolo. Em sua homilia foi marcante o ato da caridade, de se doar.
“Devemos tirar um pouco do nosso tempo para Deus, se deixarmos apenas o tempo que sobra, ‘ah se sobrar tempo eu rezo’, se esperarmos sobrar o tempo, ele nunca vai sobrar e o tempo irá passar. Precisamos reservar um tempo em nosso dia para rezar, estar em contato com Deus e realizar a caridade”, destacou Dom Reginei.
O bispo emérito da arquidiocese de Curitiba, também ressaltou a importância de Nossa Senhora do Rocio, Dela ser aquela luz que permite a todos os fiéis a ver como Deus atua na vida de todos.
“Esta mulher abriu seu coração para a generosidade. E do pouquíssimo que tinha, partilhou”, ressaltou.
Neste dia as comunidades da Paróquia São Pedro e São Paulo e do Santuário de São José de Pontal do Paraná (PR).
Programação da Festa de Nossa Senhora do Rocio
DIA 12.11 (Terça-feira): 7.º Dia da Novena
- 5h – Recitação do Santo Terço
- 6h – Missa e Novena
- 9h – Novena dos Estudantes
- 12h – Novena
- 14h – Novena
- 16h – Novena
- 19h – Missa e Novena
- Presidência: Dom Murilo Krieger
- Visitantes: Paróquia São Pedro Apóstolo (Matinhos), Paróquia São João Batista (Campina Grande do Sul), Paróquia Nossa Senhora do Porto (Morretes) e Paróquia Santana (Caiobá)
DIA 13.11 (Quarta-feira): 8.º Dia da Novena
- 5h – Recitação do Santo Terço
- 6h – Missa e Novena
- 9h – Novena dos Estudantes
- 12h – Novena
- 14h – Novena
- 16h – Novena
- 19h – Missa e Novena
- Presidência: Dom Celso Antônio Marchiori
- Visitantes: Comunidades de Vida Religiosa, Comunidades Terapêuticas e Comunidades de Vida
DIA 14.11 (Quinta-feira): 9.º Dia da Novena
- 5h – Recitação do Santo Terço
- 6h – Missa e Novena
- 9h – Novena dos Estudantes
- 12h – Novena
- 14h – Novena
- 16h – Novena
- 19h – Missa e Novena
- Presidência: Dom Bento de Souza, OSB
- Visitantes: Paróquia São João Batista e Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
DIA 15.11 (Sexta-feira): Festa
- 5h – Missa
- 7h – Missa
- 9h – Missa Solene Campal
- Presidência: Dom Edmar Peron
- 11h – Missa
- 12h – Missa
- 13h – Missa
- 15h – Missa
- 16h – 211° Procissão de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana
- 20h – Show Musical: Pe. Fábio de Mello
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
DIA 16.11 (Sábado):
- 18h – Missa na Catedral
- 19h – Procissão Luminosa de Retorno
- 21h – Bênção final da festa e anúncio da festa 2025
DIA 17.11 (Domingo)
- 9h – Missa
- 11h – Missa
- 17h – Missa
- 19h – Missa
- 20h – Live do Sorteio da Promoção de Prêmios (Redes Sociais do Santuário e Rádio Difusora)
Fotos: Santuário do Rocio