O candidato à presidência da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, esteve no sábado, 9, em um encontro com advogados da subseção de Paranaguá e Litoral no Iate Clube da Ilha da Cotinga, em Paranaguá.
No evento, organizado pelo presidente da subseção de Paranaguá, José Antonio Schüller da Cruz, popularmente conhecido como Dr. Zeca Schüller, Pereira apresentou as principais propostas da chapa, “XI de Agosto”, para o próximo triênio, destacando a valorização e o fortalecimento da advocacia no estado e, especialmente, no litoral.
Principais propostas
Pereira reforçou o compromisso de manter uma gestão inovadora, destacando a importância de parcerias locais, como a que teve com Zeca Schuller, presidente da subseção de Paranaguá. Entre as principais propostas, ele listou três pilares que considera essenciais para a evolução da advocacia paranaense:
- – Expansão da Escola da Advocacia: A proposta prevê quadruplicar a capacidade da Escola Superior de Advocacia (ESA), buscando atender a um número ainda maior de advogados. Pereira ressaltou que todos os valores pagos pelos advogados de Paranaguá e do litoral na anuidade serão convertidos em créditos para cursos de formação continuada na ESA.
- – Aprimoramento do Programa de Advogados Dativos: Outra proposta relevante é o fortalecimento do programa de advogados dativos, com a meta de exigir um novo reajuste para os honorários, atendendo a cerca de 20 mil advogados que atuam na assistência judiciária gratuita no Paraná. Pereira mencionou a criação de uma escola específica para os advogados dativos e uma rede de escritórios compartilhados, uma ideia que surgiu na subseção de Paranaguá sob a gestão de Schüller.
- – Incentivo às Comissões: Para Pereira, o trabalho das comissões da OAB é crucial. Ele propõe multiplicar por 12 o orçamento destinado a elas, replicando o modelo do Programa de Excelência na Advocacia (PROEX), já implementado em Paranaguá. O programa busca premiar os melhores projetos, garantindo verba para execução.
Mensagem
Questionado sobre o recado que gostaria de deixar aos advogados paranaenses, Pereira frisou a importância de comparar as propostas e chapas concorrentes. “Temos convicção de que reunimos pessoas competentes e comprometidas para uma gestão histórica. Nossas propostas não são improvisadas; revisamos cada ponto e temos plena certeza de que podem fazer uma diferença significativa”, declarou.
Valorização da Advocacia no Litoral
O presidente da subseção de Paranaguá, também fez um destaque às principais propostas da Chapa XI de Agosto no litoral. Além do fortalecimento da Escola da Advocacia e das comissões, Schüler mencionou a ampliação de parcerias com empresas locais para que os advogados possam usufruir de descontos, reduzindo potencialmente o valor da anuidade.
Ele também destacou a intenção de organizar o primeiro congresso jurídico em Paranaguá e a segunda prévia da Conferência da Advocacia Paranaense, que visa escutar demandas e debater temas de interesse dos advogados do litoral.
A chapa XI de Agosto também busca fortalecer a representatividade do litoral na seccional, com a candidatura dos advogados Paulo Charbub Farah e Germana de Freitas.
Pereira concluiu reiterando sua determinação em manter uma gestão combativa e transparente, comprometida com temas sensíveis como a defesa das prerrogativas dos advogados.
Eleições
As eleições da OAB Paraná ocorrerão no próximo dia 22 de novembro, de forma online.
Confira na íntegra às propostas da Chapa “Fortalecer para avançar” – XI de Agosto Litoral