A Justiça Eleitoral realizou cerimônia de retotalização de votos para vereador de Paranaguá referente às eleições de 2024 na tarde de segunda-feira, 11.
O evento aconteceu no Fórum Eleitoral de Paranaguá, sob o comando do Juiz da 5.ª Zona Eleitoral, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, com o objetivo garantir a precisão e transparência nos resultados das eleições municipais.
Representantes de partidos, federações, coligações, candidatos e membros do Cartório Eleitoral participaram da cerimônia, reforçando o compromisso com a publicidade e a transparência do processo.
Cerimônia de retotalização de votos
Durante o procedimento, o Juiz Dr. Leonardo Lago anunciou uma mudança importante, o candidato Francisco Carlos Busmaier, conhecido como Chiquinho (União Brasil), que obteve 1.086 votos nas eleições, deverá assumir o cargo de vereador, substituindo Ezequias Rederd Maré (PSD), que teve 913 votos. Esta alteração, foi formalizada no relatório da retotalização, redefinindo a composição do legislativo no município.
Dr. Leonardo Lago esclareceu que a retotalização se fez necessária devido a mudanças judiciais no status de registros de candidaturas. “A gente aguardou o fim das discussões sobre registros de candidatura. A maior parte das questões indeferidas anteriormente se manteve, mas um candidato em específico conseguiu reverter a decisão. Ele fez uma boa votação e agora com a decisão ingressa entre os eleitos”, explicou.
Quem é Chiquinho
Francisco Carlos Busmaier, o Chiquinho, é natural de Guarapuava, e está em Paranaguá desde 1997, trabalhando na área de transportes. O empresário é cristão e pertence à Igreja Católica Josefina Bakhita, localizada na Vila Garcia, bairro onde está sediada de sua empresa. Morador na Colônia Maria Luiza, Chiquinho fez uma mensagem agradecimento, logo após a oficialização da cerimônia. “Agora com o resultado oficializado vou continuar a trabalhar, algo que já venho fazendo. Obrigado, desejo paz e gratidão a todos”, externou Chiquinho.
Próximos Passos
Diplomação e Encerramento Administrativo
A diplomação dos eleitos acontecerá em 11 de dezembro na Câmara de Vereadores de Paranaguá. Nessa ocasião, a Justiça Eleitoral entregará o diploma formal aos candidatos que alcançaram votos suficientes para assumir o mandato.
Dr. Leonardo Lago destacou que, após esse processo, o papel da Justiça Eleitoral na eleição será formalmente concluído, restando apenas questões jurídicas que possam surgir.
Entenda o caso
A mudança se deu após alterações de decisões judiciais envolvendo o registro de candidatura de Chiquinho. Inicialmente, o registro foi indeferido em primeira instância, mas o candidato, amparado pela legislação, deu continuidade aos atos de campanha enquanto recorria ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Na semana da eleição, o tribunal deferiu sua candidatura, tornando válidos os votos atribuídos a ele.
Como a mudança no status de sua candidatura ocorreu próximo à data das eleições, não houve tempo hábil para atualizar sua situação no sistema de candidaturas (Candex), o que inicialmente excluiu seus votos da contagem. Após o reconhecimento judicial, foi realizada a retotalização para incluir os votos de Chiquinho, validando assim sua vitória e assegurando sua posse na Câmara Municipal.
O Juízo Eleitoral agora comunicará oficialmente a Câmara de Vereadores sobre a mudança, consolidando a nova composição do legislativo de Paranaguá.
Lista dos Candidatos Eleitos
*Resultado foi atualizado em 11 de novembro de 2024, às 13:51