Na quarta-feira, 6, integrantes da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) estiveram em Paranaguá para a primeira reunião da nova gestão da Delegacia Regional do Paraná. A programação contou com uma visita ao terminal da Cotriguaçu, seguida de uma reunião na Portos do Paraná.
O delegado regional da ABTP é o diretor da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho; e o subdelegado é o diretor-presidente da Cattalini Terminais Marítimos, José Paulo Fernandes. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em outubro de 2024.
Delegacia regional
Rodrigo explicou que a Cotriguaçu serviu como sede do encontro com integrantes da Associação no período da manhã. A reunião na sede da Portos do Paraná, em Paranaguá, demonstra a parceria entre a empresa pública e a Associação.
“A reunião demonstra, para toda a autoridade portuária, que os associados da ABTP querem traçar uma parceria e que os projetos, as demandas, que às vezes não são tão fáceis, são complexas, a gente possa atender e andar sempre em harmonia. Podemos estar sempre no mesmo barco, debatendo com tranquilidade, expondo, às vezes, matérias que não são convergentes, mas sempre de uma forma muito tranquila”, disse Rodrigo.
Para ele, o debate harmônico entre as instituições coloca Paranaguá em evidência no Brasil como um todo. “A delegacia regional cumpre esse papel, de colocar Paranaguá no cenário nacional. Os diretores da Portos do Paraná, o Gabriel e o Victor, se dispuseram a nos atender para poder informar aos associados quais são os projetos que estão em andamento no Porto de Paranaguá, se colocaram à disposição para dúvidas e a gente renovar esses laços de amizade”, afirmou Rodrigo.
De acordo com ele, Paranaguá se diferencia por essa proximidade e diálogo. “Nós, setor privado produtivo, estamos em harmonia com a autoridade portuária. E, assim, a gente forma uma coalizão que nos destaca a nível nacional”, frisou Rodrigo.
O subdelegado da delegacia regional da ABTP, José Paulo Fernandes, agradeceu o espaço na Portos do Paraná e destacou que o objetivo é fazer com que os associados se sintam representados. “A gente quer contribuir com a Portos do Paraná, com a agenda de desenvolvimento, trazendo ideias, mostrando caminhos, porque a nossa intenção é ganhar eficiência. Podem contar conosco para contribuir para essa agenda de desenvolvimento”, completou José Paulo.
ABTP
O diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, falou da aproximação com a Portos do Paraná e destacou que hoje tem 98 associados.
“A força que a gente buscou aqui de Paranaguá foi bastante importante para a gente. A delegacia aqui de Paranaguá, aliás, muito bem conduzida pelo André Maragliano, que fez um bom trabalho. Esse trabalho conjunto é importante e esse é o grande objetivo da delegacia regional, ter essa proximidade aqui com a autoridade portuária, porque o lema da ABTP é uma construção cada vez melhor do setor portuário, você não vai ver a ABTP defendendo um ou outro interesse de um ou outro associado no particular, a gente defende o interesse do global, do setor portuário”, disse Jesualdo.
Ele completa afirmando que quer ampliar as discussões com as unidades regionais, o que já é feito no âmbito nacional. “Paranaguá é sempre um ponto de partida nas reformas da ABTP. Eu agradeço o espaço que vocês estão dando e aos associados daqui”, reiterou o diretor-presidente da ABTP.
Portos do Paraná
O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, realizou uma apresentação sobre a perspectiva operacional da empresa pública. Segundo ele, a ABTP é uma instituição de relevância no cenário nacional.
“Representa as principais empresas portuárias do nosso País e tem uma integração muito importante com as autoridades portuárias também. Todos os assuntos que são discutidos em âmbito nacional e também local, através da delegacia regional, possuem uma importância muito grande dessa integração, de identificar também os projetos que nós estamos conduzindo aqui e como apoiar não só a autoridade portuária, mas os operadores, as empresas que atuam aqui”, afirmou Gabriel.
O encontro permitiu mostrar os projetos da Portos do Paraná. “E a gente alinhar as expectativas para os processos que estão correndo de atualização, renovação, legislação ou de processos em âmbito nacional; conseguir contribuir com uma Associação como essa tão importante para o nosso segmento”, afirmou Gabriel.