Meio Ambiente

LEC já registrou encalhes de cinco lobos-marinhos no litoral em 2024

Ocorrências são mais comuns no inverno, mas podem acontecer em qualquer época

lobo marinho no litoral do parana em 2024

"Ao avistar um lobo-marinho na praia, mantenha distância e evite se aproximar. Esses animais precisam de tranquilidade e podem reagir ao se sentirem ameaçados", informa o LEC (Foto: LEC/PMP-BS)

Na quarta-feira, 23, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio  do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), anunciou que registrou no litoral do Paraná o encalhe de cinco lobos-marinhos durante todo o ano de 2024. Apesar de ser algo mais comum no inverno, a ocorrência pode ser registrada em qualquer época do ano, sendo essencial aos moradores e turistas manter distância dos animais, bem como não permitir a proximidade de animais domésticos, que inclusive podem atacar os lobos-marinhos. 

“Embora seja mais comum observar o encalhe de lobos-marinhos durante o inverno, essas ocorrências também podem acontecer em outras épocas do ano. Este ano, já registramos a presença de cinco indivíduos vivos em nossas praias”, afirma o LEC. Segundo a assessoria, os animais em questão são conhecidos como pinípedes, sendo que por meio do monitoramento diário nas praias do Paraná, foram identificados indivíduos de duas espécies: lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) e lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis). “Entretanto, nossa região já recebeu a visita de outras espécies, incluindo focas, elefantes-marinhos e leões marinhos”, explica.

De acordo com a assessoria, em muitos casos, os lobos-marinhos encalham nas praias apenas para descansar, não necessitando intervenção direta das equipes.  “Entretanto, alguns chegam até a costa exaustos e debilitados, e precisam de atendimento e avaliação veterinária. Nesses casos, a equipe do LEC da UFPR, através do PMP-BS, está preparada para receber o chamado e atender os animais, seja na praia ou no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha na UFPR”, complementa. 

lobo marinho no litoral do parana em 2024 2
“Embora seja mais comum observar o encalhe de lobos-marinhos durante o inverno, essas ocorrências também podem acontecer em outras épocas do ano”, afirma o LEC (Foto: LEC/PMP-BS)

No atendimento do animal do lobo-marinho, as equipes do LEC fazem avaliação veterinária, isolam a área do entorno, monitoramento à distância e comunicação e esclarecimentos com a sociedade. Na reabilitação, os animais passam por  exames clínicos e avaliação, alimentação balanceada, medicação e tratamentos e avaliação comportamental. “Os cuidados seguem até que o estado de saúde  do animal esteja estável e o animal esteja apto para soltura”, detalha o LEC.

Orientações

“Ao avistar um lobo-marinho na praia, mantenha distância e evite se aproximar. Esses animais precisam de tranquilidade e podem reagir ao se sentirem ameaçados. Cuidado extra com a aproximação de cães, pois os lobos-marinhos podem estar vulneráveis e serem atacados pelos animais domésticos”, afirma o LEC da UFPR.

Sobre o PMP-BS

De acordo com o LEC, a realização do PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. “No estado do Paraná, Trecho 6, a execução do projeto é realizada pela equipe LEC/UFPR“, finaliza.

Com informações do LEC/PMP-BS

LEC já registrou encalhes de cinco lobos-marinhos no litoral em 2024

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


LEC já registrou encalhes de cinco lobos-marinhos no litoral em 2024

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.