No dia 3 de novembro, às 20h, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará a tradicional Missa da Troca do Manto da Padroeira do Paraná. Para este ano, o tema escolhido é “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”. A festividade ocorrerá de 3 a 17 de novembro, em Paranaguá.
- Fim de semana deverá ser de tempo nublado e redução das temperaturas no litoral
- Saiba quais os eventos no litoral do Paraná programados para este fim de semana
A solenidade marca a abertura oficial da Festa do Rocio e é um dos momentos mais aguardados e especiais da programação religiosa, pois é quando a imagem oficial da Padroeira do Paraná é retirada do nicho central, localizado no coração da igreja, e passa pelos devotos para receber o novo adorno.
“A Santa Missa, seguida da solenidade, reúne centenas de pessoas na igreja. O momento é marcado pela fé e emoção dos devotos, que têm a oportunidade de acompanhar a descida da imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio do seu nicho, no centro da igreja”, contou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves. O novo adorno da Padroeira do Paraná é trocado apenas em novembro para abrir oficialmente a Festa Estadual.
Durante o ano, a imagem oficial só é retirada do nicho para a Cerimônia da Troca do Manto e no dia 15 de novembro, quando ocorre a Missa Campal e a Procissão Solene até a Catedral Diocesana de Paranaguá.
De acordo com o santuário, a cerimônia da Troca do Manto é um dos momentos mais emocionantes da festa, pois simboliza a união de todos que se juntam para oferecer um manto novo, um traje especial e inédito.
A celebração da Missa de Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio reafirma, assim, a tradição e a espiritualidade da comunidade de Paranaguá e de todos os devotos que se reúnem para honrar a Padroeira do Paraná em um momento de profunda fé e renovação espiritual.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
O novo manto acompanhará a imagem até a festividade da Padroeira do Paraná em 2025.
DEVOÇÃO
A devoção a Nossa Senhora do Rocio é uma das mais tradicionais do estado, atraindo milhares de fiéis todos os anos para Paranaguá, cidade que abriga o santuário dedicado à Padroeira.
A história desta devoção remonta ao século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648, quando, segundo relatos, a santa apareceu a um pescador simples, trazendo proteção e bênçãos à região.
Desde então, Nossa Senhora do Rocio passou a ser venerada pelos paranaenses, e sua festa tornou-se uma das maiores manifestações religiosas do sul do Brasil.