O Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Estadual de Vila Velha estão entre os dez melhores pontos turísticos do Brasil, de acordo com a plataforma TripAdvisor, uma das mais populares do setor do turismo e viagens. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, ocupava a primeira colocação entre os dez mais bem avaliados do País, e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, aparecia em sexto na lista.
Seda Paraná
Mulheres que atuam com a sericicultura têm até o dia 14 de novembro para se inscrever no Concurso Seda Paraná. A iniciativa é organizada pelo IDR-Paraná, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Prefeitura de Nova Esperança. Serão selecionadas as melhores produtoras de fio de seda do Paraná e as duas sericicultoras que tiverem a maior produção e a melhor qualidade ganharão uma viagem para a França, onde vão participar do Festival da Seda, em Lyon.
Seda Paraná II
O Paraná é líder nacional na sericicultura, produzindo 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). Grande parte dessa produção tem origem em propriedades familiares, onde a sericicultura é uma forma de diversificar a produção, e as mulheres são parte importante dessa cadeia produtiva.
Empresa do Paraná
A Copel, que celebra os seus 70 anos em 26 de outubro, segue como a maior empresa do Paraná. A companhia é a primeira do Estado na edição 2024 do ranking 500 Maiores do Sul, divulgado pelo Grupo Amanhã em parceria técnica com a PwC Brasil. Para conquistar o primeiro lugar, a Copel obteve a maior nota de acordo com o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Esse indicador resulta de uma soma dos seguintes itens: patrimônio, com peso de 50%; receita, cujo peso é 40%; e lucro líquido, com 10%. Em toda a região Sul, a companhia está entre as cinco maiores empresas.
Fórum de Mercado
O Sistema Ocepar promove o Fórum de Mercado, no dia 6 de novembro, por meio da plataforma Microsoft Teams, das 14h às 17h10. O evento é destinado a executivos comerciais e de mercado, dirigentes e técnicos das cooperativas paranaenses. O link para inscrição está disponível no site da Sistema Ocepar.
COP16
O Governo do Paraná terá um papel de destaque na 16ª edição da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Diversidade Biológica, a COP16. Serão apresentados cases de sucesso implementados no Estado, lançar uma nova política ambiental e participar de reuniões com representantes de governos nacionais, subnacionais e locais para discutir medidas em prol da proteção da biodiversidade mundial.
Dengue
Informe da dengue desta semana, publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirma o primeiro óbito por dengue no Paraná neste período epidemiológico. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 24.297 notificações, 2.937 casos confirmados e agora uma morte em decorrência da dengue.
Verão Maior Paraná
Estão abertas inscrições para profissionais do turismo e outras áreas atuarem nas atividades do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado no Litoral e nas praias de água doce da região Noroeste, de dezembro a fevereiro. O Edital de Credenciamento foi viabilizado pela Secretaria estadual do Esporte (SEES), por meio da Paraná Esporte, e permanece aberto até o dia 31 de outubro.
Primeiro do Brasil
Cascavel terá o primeiro condomínio fazenda do Brasil. As obras estão previstas para começar em janeiro de 2025, e a entrega do empreendimento deve ocorrer em cinco anos. O empreendimento ocupará mais de 560 mil metros quadrados e oferecerá 404 terrenos que incorporam a essência de uma fazenda.
Simples Nacional
As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até o próximo dia 31 serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.
MEI
Dos 11,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) com registro ativos no Brasil, mais de 90% estão em atividade, segundo um levantamento realizado pelo Sebrae. O número representa uma alta significativa, uma vez que em 2023 esse contingente era de 77%.Ao analisar o recorte por regiões, o Centro-Oeste apresenta maior percentual de MEIs em atividade (92%), sendo seguido do Sul (88%), Nordeste (90%), Sudeste (91%) e Norte (87%).
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com