Educação

Estudante da Ilha do Mel fará intercâmbio para o Canadá pelo programa Ganhando o Mundo

Esta edição levará ela e mais 25 estudantes do litoral do Paraná para outros países

estudante da Ilha do Mel participa do Ganhando o Mundo

A estudante do Colégio Estadual Felipe Valentim, na Ilha do Mel, Tathiane de Araujo Agostinho, foi uma das selecionadas pelo programa Ganhando o Mundo, Governo do Estado, para fazer intercâmbio. Ela é a primeira da Ilha do Mel escolhida para participar do intercâmbio. Tathiane embarca no início de 2025 para o Canadá.

Outros 25 estudantes do litoral do Paraná foram selecionados nesta última edição do programa, tida como a maior edição da história, com 1,2 mil intercambistas viajando para cinco países. O edital com o nome de todos os alunos que participarão na edição do programa em 2025 pode ser conferido no site da Agência Estadual de Notícias.

Tathiane tem 16 anos e está no 1.º ano do Ensino Médio. “Eu me inscrevi no programa Ganhando o Mundo no começo desse ano, fui selecionada por ter boas notas e boa frequência. Eu embarco entre o final de janeiro ou começo de fevereiro, ainda não há uma data certa”, contou a estudante.

Ganhando o Mundo
Ganhando o Mundo leva alunos da rede pública do Paraná para estudarem um semestre letivo fora do País com todas as despesas pagas. Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

Ela revelou suas expectativas para embarcar e aproveitar a oportunidade de ter contato com uma nova cultura. “Minhas expectativas estão extremamente altas, sei que vou vivenciar experiências inesquecíveis, vou sentir muita saudade da minha família e meus amigos, mas só se vive uma vez, e essa é uma oportunidade única”, disse Tathiane.

O intercâmbio é a realização do seu sonho de conhecer o Canadá, onde ficará por seis meses. “Eu sempre quis ir para o Canadá e, quando eu fiquei sabendo, chorei muito. Fazer intercâmbio para fora é um de meus maiores sonhos, aprender uma cultura nova, uma língua nova, será tudo novo para mim”, declarou a estudante.

O Colégio Estadual Felipe Valentim, na comunidade de Encantadas, na Ilha do Mel, teve nota 6.2 no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a melhor nota geral entre as instituições do Estado no litoral do Paraná. 

Ganhando o Mundo
O Colégio Estadual Felipe Valentim está localizado na comunidade de Encantadas

Incentivo 

A mãe de Tathiane, Kelly Cristina Brombatti de Araujo Agostinho, falou sobre como foi receber a notícia da seleção da filha para o programa. “Como mãe, para mim é um orgulho muito grande, pois desde pequena sempre incentivei minha filha nos estudos, pois é o único bem que ninguém vai tirar dela, o conhecimento Tathiane sempre foi aplicada aos estudos, sempre cobro dela cumprir o seu papel de aluna, fazendo as tarefas, tirando boas notas, e saiu a recompensa dessa dedicação”, frisou Kelly.

Ela também falou sobre como é ver o sonho da filha se realizado.

“Ver um dos sonhos dela concretizado, e por méritos dela, é surreal. Estou com o coração apertado desde o momento que soubemos que ela tinha sido selecionada, mas sei que será uma experiência incrível, que ficará marcada para o resto da vida dela. Certamente, esse intercâmbio abrirá outras portas. Estamos muito felizes com essa conquista da Tathi”, concluiu Kelly, que também é diretora do Colégio na Ilha do Mel.

Sobre o Ganhando o Mundo

O Ganhando o Mundo foi criado em 2019 e, a cada edição, leva alunos da rede pública do Paraná para estudarem um semestre letivo fora do País com todas as despesas pagas. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), são selecionados aqueles que conseguem conciliar as melhoras notas, maiores frequências, os melhores desempenhos em inglês e atendem aos critérios de participação em atividades extracurriculares.

Em 2025, serão enviados 500 alunos para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda – este último País o novo destino do programa.

As despesas são todas custeadas pela Seed, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.

Estudante da Ilha do Mel fará intercâmbio para o Canadá pelo programa Ganhando o Mundo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Estudante da Ilha do Mel fará intercâmbio para o Canadá pelo programa Ganhando o Mundo

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.