Na quarta-feira, 16, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou os destinos de intercâmbio de 1,2 mil alunos do programa “Ganhando o Mundo” em 2025, maior edição da história da iniciativa desde que foi criada em 2019 e é propiciada a estudantes da rede estadual de ensino de todo o Paraná. Segundo o Edital n.º 125/2024 da Secretaria de Estado da Educação (Seed), 26 alunos do litoral irão para intercâmbio por meio do programa no próximo ano com destino a seis países.
Com relação à região litorânea, irão para intercâmbio pelo “Ganhando o Mundo” 11 alunos de Paranaguá, quatro de Pontal do Paraná, três de Guaratuba, três de Matinhos, dois de Morretes, dois de Antonina e um de Guaraqueçaba. Os destinos serão Austrália, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda e a modalidade será High School. A lista completa consta no site do Governo do Estado.
De acordo com o governo estadual, esta será a maior edição da história do programa, com 1,2 mil intercambistas viajando para cinco países. “O Ganhando o Mundo dá a oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas, aprendendo uma nova língua e conhecendo uma nova cultura. Em 2025, serão enviados 500 alunos para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda – este último país o novo destino do programa”, completa.
“Este é o maior programa de intercâmbio do Brasil e isso nos orgulha muito. Além de aprenderem uma nova língua e uma cultura diferente em países com educação de ponta, eles multiplicam este conhecimento com seus colegas e familiares. Nos orgulha muito poder dar esta oportunidade a milhares de meninos e meninas da nossa rede estadual de ensino”, afirma o governador Ratinho Júnior.
Objetivo do programa
Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo do programa é de que os alunos intercambistas dividam suas experiências com os colegas ao voltarem para o dia a dia nas escolas de origem. “Assim, o conhecimento adquirido por cada estudante é compartilhado com toda a escola. O programa abrange todo o Estado, com pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná, além de mais de 100 alunos beneficiários do Bolsa Família”, destaca a assessoria.
Além disso, as despesas são todas custeadas pela Secretaria de Educação, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. “Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio”, complementa.
“Este é um dos motivos pelos quais o Paraná tem a melhor educação do Brasil segundo o Ideb. Estamos investindo nos nossos alunos e na formação deles, porque sabemos do potencial transformador que uma experiência como esta pode ter na vida destes adolescentes”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Embarque planejado para início de 2025
Segundo o Estado, cerca de 8 mil alunos de mais de mil escolas do Paraná se inscreveram para tentar uma vaga na edição de 2025 do programa. “Foram selecionados aqueles que conseguiram conciliar as melhoras notas, maiores frequências, os melhores desempenhos em inglês e atenderam aos critérios de participação em atividades extracurriculares.Até o embarque, planejado para o início de 2025, os selecionados terão que planejar os últimos preparativos para a viagem. Na maior parte dos casos, a viagem pelo Ganhando o Mundo será a primeira experiência internacional dos adolescentes, o que gera uma mistura de felicidade e ansiedade”, complementa a assessoria.
Sobre o “Ganhando o Mundo”
“Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países”, finaliza o Governo do Estado.
Com informações da AEN