Bihl Elerian Zanetti tomou posse como diretor Comercial da Sanepar. Bihl assume o posto do seu pai, Elerian do Rocio Zanetti, o Toco, falecido em junho. Ele estará à frente de um time de mais de 900 colaboradores e estarão sob seu comando as relações comerciais da Sanepar com os mais de 4,3 milhões de clientes.
Só se não quiser
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse na CNN que o governador Ratinho Júnior (PSD) só não será candidato ao Planalto em 2026 se não quiser. “Primeiro, nós temos um consenso no partido hoje, que se tivermos candidato, o Ratinho só não será candidato se não quiser, se tivermos”.
Sem celular
A Secretaria Estadual de Educação publicou as normas para o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula nas escolas da rede estadual de educação básica. “Somos entusiastas da tecnologia em sala de aula para melhorar o acesso dos alunos a conteúdos variados e para personalizar a experiência de aprendizagem, atendendo às diferentes necessidades deles. O objetivo é estabelecer regras claras e como forma de orientação aos pais, professores e equipes pedagógicas das nossas mais de 2 mil escolas em todo o Paraná”, detalhou o secretário Roni Miranda.
Pena maior
O presidente Lula (PT) sancionou a lei que amplia para até 40 anos a pena para o crime de feminicídio. É a maior pena prevista no Código Penal. A nova lei também tipifica o feminicídio em um artigo específico, e não mais como um tipo de homicídio qualificado. As penas passam de 12 a 30 anos de reclusão para 20 a 40 anos.
Artificial
A imprensa de Curitiba registra que 88% do plano de governo de Cristina Graeml (PMB) pode ter sido gerado por inteligência artificial, segundo verificação na plataforma online ZeroGPT. O documento de 65 páginas traz propostas para 15 temas. Ao analisar parte do texto, a plataforma informou que precisaria de mais elementos para uma conclusão segura, mas estimou que foram gerados por IA mais de 91% do tópico sobre saúde; 87% sobre desenvolvimento econômico; 86,39% da tecnologia e inovação; e 40,88% do tópico sobre educação.
Evitar enchentes
Empreendimentos com áreas impermeabilizadas acima 500 metros quadrados deverão instalar sistemas de captação e retenção de água para evitar enchentes, diz a lei aprovada na Assembleia Legislativa de autoria dos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT). “É inadmissível a inércia diante dos problemas climáticos que estão cada dia mais presentes. Precisamos agir e fazer a nossa parte. Não podemos aceitar que vidas e patrimônios sejam perdidos por falta de planejamento e responsabilidade”, disse Chiorato. A lei foi promulgada pelo presidente do legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSD).
Exemplo
“Cascavel unida e pra frente” reuniu PL, Republicanos, PSD, Novo, AGIR, PRD e levou a eleição de Renato Silva a prefeito no primeiro turno, com 95.168 votos válidos (56,41% do total). O mote deve ter inspirado a campanha de Eduardo Pimentel (PSD) no segundo turno que trocou o “tá preparado” para “Curitiba Unida e pra frente”.
Medição
Os gastos de brasileiros com plataformas de apostas online serão medidos pelo IBGE na pesquisa que vai a campo a partir de 5 de novembro.
Imposto e isenção
O governo Lula (PT) pretende cobrar mais impostos de quem ganha mais de R$ 1 milhão por ano para isentar do Imposto de Renda trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês, segundo apurou a Folha de S. Paulo. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse ainda em agosto que ainda em outubro, o governo encaminhará ao Congresso Nacional um projeto que integrará a chamada reforma dos tributos sobre a renda.
Limpeza social
O vereador Eder Borges (PP) sugeriu à prefeitura o “controle por método contraceptivo” de mulheres e homens em situação de rua de Curitiba. Na justificativa, Borges destaca que “a sujeição ao procedimento de interrupção por método contraceptivo se dará às pessoas em situação de rua que não aceitarem o devido tratamento de desintoxicação, reinserção social e outros encaminhamentos devidos”.
Laqueadura e vasectomia
“Dada a situação de mulheres e homens em situação de rua, em que a maioria encontra-se sem condições de responder por sua responsabilidade civil e, considerando, o que cientificamente já é demonstrado, as sequelas aos nascituros, advindas por uso de substâncias psicoativas pelos genitores são praticamente irreversíveis, propõe-se que os supostos genitores sejam submetidos a introdução de métodos contraceptivos, como: laqueadura e vasectomia”.
Suspensão mantida
O ministro Flávio Dino (STF) manteve a suspensão do pagamento de emendas parlamentares RP8 e RP9 (emendas de comissão e de relator ao orçamento), chamadas de “orçamento secreto”. Para o ministro, a liberação das emendas não ocorrerá enquanto medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos não forem adotadas plenamente pela Câmara e o Senado.
Campanha
O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa lançou a campanha “Doe uma História, Inspire um Futuro” até o dia 31. A campanha vai atender principalmente crianças que não têm fácil acesso à literatura. “Ao final, os livros serão entregues a uma ONG que atua em diversos projetos, incluindo com ribeirinhos, para que crianças sem acesso à literatura possam também fazer parte desse universo da leitura”, explica a presidente do conselho, Rose Traiano.
Segundo turno
Começou nesta sexta-feira, 11, o horário eleitoral para o segundo turno em Curitiba – Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), Londrina – Tiago Amaral (PSD) e Maria Tereza (PP) – e Ponta Grossa – Elizabeth Schmidt (UB) e Mabel Canto (PSDB). Serão 20 minutos diários até 25 de outubro, divididos em dois blocos de 10 minutos. Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br