O casal parnanguara Jocele Jacques e Ozeias Garcia que residem na cidade de Tampa, no Estado da Flórida (EUA), tiveram que deixar a casa onde moram devido a passagem do furacão Milton, que se aproximou da costa do Golfo da Flórida na quarta-feira, 9. A tempestade, considerada “catastrófica”, atinge a região com previsão de chegar à costa às 23h – 00h de quinta-feira, 10, no Brasil.
Há cerca de duas semanas, os EUA já foram atingidos com o furacão Helene. Agora, os moradores precisam enfrentar o furacão Milton, uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos.
Jocele e Ozeias residem nos EUA desde 2019, onde criaram o canal no YouTube (“2 bagrinhos na Flórida”), além de contas no Instagram e Facebook para dividir a rotina no exterior com o público. Jocele contou como está o clima na cidade de Tampa e porque decidiram deixar o município. Eles estão a caminho da Geórgia, Estado do sudeste dos EUA.
“Hoje está chuvoso, mas aguardando um forte furacão. Pela manhã recebemos uma mensagem que o furacão chegaria com a categoria 4, o que consideramos muito perigoso. Então, decidimos sair do Estado. Não tem quartos disponíveis nos hotéis em nenhum lugar, em toda a extensão da Flórida até a Geórgia os hotéis e casas de aluguéis estão lotados. Estamos indo para casa de amigos”, relatou Jocele.
Eles não tinham a intenção de sair da cidade, pois a área que moram não é considerada perigosa em casos de enchentes. Por isso, já haviam preparado a casa.
“Fizemos alguns preparos para estarmos seguros, como colocar proteção nas portas e janelas, encher a banheira de água, separar velas e pilhas, colocar a mobília do quintal para dentro de casa, abastecer o carro, providenciar um gerador de energia, comprar enlatados e água, pois não sabemos como será o impacto e caso venha faltar luz e água, estaríamos mais preparados”, afirmou Jocele.
O casal já passou por situação semelhante em 2022. “Passamos pelo furacão Ian, as previsões seriam que entraria em Tampa. Então, nós saímos da cidade”, disse Jocele.
Furacão Milton: sistemas de alerta
Ela ainda contou como funcionam os sistemas de alerta e a preparação dos moradores para ficarem seguros com a tempestade. “Existe toda uma preparação para isso. As aulas nas escolas são canceladas, pois elas servem como abrigos. Recebemos mensagem de texto e e-mail informando sobre o andamento do furacão, para dar tempo de nos prepararmos. Os “sheriff” também andam nas ruas que estão com aviso de evacuação para reforçar que é aconselhável sair”, explicou Jocele.