Eleições 2024

Adriano Ramos faz balanço da vitória histórica e projeta transição na Prefeitura de Paranaguá

Prefeito eleito foi o mais votado da história no município com 72,30% dos votos (58.206 votos)

bjuj62jw

........

Na noite do domingo, 8, o prefeito eleito Adriano Ramos (Republicanos), junto à vice-prefeita eleita, Fabiana Parro (União Brasil) e à futura primeira-dama, Patrícia Bamvakiades Ramos, concedeu entrevista no programa “Apuração Eleições Municipais 2024” da Folha do Litoral News. Adriano faz parte da coligação “A PARANAGUÁ DE TODOS” composta pelos partidos Republicanos, Podemos, DC, PRTB, Novo, Mobiliza, União Brasil e Solidariedade e venceu o pleito com 58.206 votos, algo que representa 72,30% dos votos válidos e a maior votação recebida por um candidato a prefeito na história da cidade-mãe do Paraná. 

Em entrevista, Adriano Ramos salientou as primeiras impressões com a vitória e já projetou a transição para assumir a Prefeitura de Paranaguá em 1.º de janeiro de 2025. “Quero agradecer a toda imprensa de Paranaguá, pois neste processo eleitoral a imprensa foi muito imparcial. Eu participei de cinco debates, a Fabiana participou de um debate para vice, algo inédito. Estou muito feliz de poder ter concedido duas entrevistas aqui na Folha do Litoral News e participar de um debate on-line junto à Folha, OAB e Aciap. Um processo democrático, justo, que atendeu e deu oportunidade para todos os candidatos. Agora, a felicidade é gigante, é muito grande, porque a Paranaguá de todos chegou. A nossa proposta é promover uma cidade onde todos terão vez e voz, todos serão ouvidos, algo que me deixa muito feliz”, afirma.

“Acompanhamos a apuração na minha casa no Jardim Araçá onde eu moro há 53 anos. A hora que saímos de lá a rua toda foi tomada e é muito bom ouvir palavras que saíram, sentimentos, coisas que fluem. Fui um menino que chegou com dois anos no Jardim Araçá e agora está com 55 anos, líder de bairro, líder comunitário e agora prefeito. Uma felicidade imensa, um agradecimento imenso à toda população parnanguara que acredita nosso trabalho, algo que começamos a desenvolver em 2013 na Câmara Municipal, com toda esta trajetória e desenvolvimento de propostas, essa construção que passou por todos os segmentos de Paranaguá, conversamos com todos sem exceção, conversamos com todas as pessoas porque criamos um projeto de Paranaguá que a gente faz, onde caminhos por quatro meses visitando você na sua casa, no seu bairro, entendo as necessidades em um Plano de Governo que foi construído por muitas mãos durante dois anos”, afirma o prefeito eleito, frisando sua felicidade com o resultado possui relação também com o sentimento de mudança junto à população parnanguara. 

Dia da eleição e votação expressiva

Adriano ressaltou que votou por volta das 9h da manhã a poucos metros da sua casa, no Colégio Estadual Maria de Lurdes Rodrigues Morozowski, onde atendeu a imprensa e retornou para sua casa aguardando o resultado. “Eu não sou ansioso, esta é uma vantagem que eu tenho, não sou nada ansioso, passei um dia muito tranquilo com a família ao meu lado, família da Patrícia e amigos que almoçaram conosco. Passamos um dia gostoso, claro que tinha muita gente ansiosa, acompanhamos a apuração lá em casa e desde que fui matematicamente eleito tinha uma multidão nos aguardando no barracão da campanha”, explica.

“O resultado foi o sentimento das ruas que nos demonstrava que iríamos fazer uma votação muito expressiva, isso já vem ao longo do tempo. Fizemos na última eleição para deputado uma votação de 32.231 votos, dos 50% dos votos que ficaram para candidatos de Paranaguá, visto que os outros 50% foram para candidatos de fora, nós fizemos 91%. Nós não paramos, continuando conversando, entendendo as necessidades e a gente sabia, tinha a certeza absoluta de uma votação expressiva”, afirma o prefeito eleito. “Sempre dizia que iríamos bater os 56 mil votos, sempre com o pé no chão, respeitando os adversários sempre, não tenha dúvida disso, mas 58 mil votos é realmente uma votação que marca a história política de Paranaguá, a maior votação de um prefeito na cidade e a responsabilidade que nós sempre tivemos por chegar neste momento é imensa e continuará sendo muito grande, porque iremos trabalhar muito pela nossa cidade”, acrescenta. 

Transição

O prefeito eleito destacou que agora ocorrerá um período de transição, algo importante para planejamento da futura gestão municipal. “Quero aproveitar para dizer ao prefeito Marcelo Roque que eu o respeito muito mesmo, ele é o prefeito da cidade, merece nosso respeito, respeitamos todos os prefeitos que passaram e eu espero que do outro lado seja uma transição tranquila, a cidade merece isso, onde nós vamos conversar com a nossa equipe e passar a entender como está o Poder Executivo, cada secretaria, o caixa da Prefeitura e, aproveitar este momento, para continuar dialogando, nós vamos montar alguns conselhos na cidade, como um conselho de empresários, porque queremos que os empresários participem diretamente da nossa gestão, com decisões importantes, vamos montar o conselho comunitário para entender o que cada bairro necessita, nós sabemos porque caminhos, mas é muito bom dar voz para o presidente da associação de moradores”, salienta Ramos.

npkh7jml
“58 mil votos é realmente uma votação que marca a história política de Paranaguá, a maior votação de um prefeito na cidade e a responsabilidade que nós sempre tivemos por chegar neste momento é imensa e continuará sendo muito grande, porque iremos trabalhar muito pela nossa cidade”, afirma Adriano Ramos

“Continuaremos conversando e nos preparando para a posse em 1.º de janeiro e começar a trabalhar no dia 2 e eu não vejo a hora, porque há muito trabalho a ser realizado, muito trabalho por você que mora na nossa cidade”, afirma. “Como vereador criei o Gabinete dos Bairros onde plotei meu carro, coloquei meu WhatsApp nas portas e comecei a atender a população, comecei a perceber com este trabalho que eu fiz que se eu continuasse na Câmara eu não iria conseguir mudar a vida das pessoas, foi uma das razões que tomei a decisão de ser candidato a prefeito em 2020. Sabia que esta seria uma eleição muito difícil, onde o prefeito Marcelo Roque veio para a reeleição, tinham outros elementos que sabíamos das dificuldades, mas mesmo assim enfrentei, claro que as pessoas que passam fome precisam ser alimentadas, mas o meu desejo sempre foi ajudar as famílias a serem autossuficientes, vamos trabalhar muito neste sentido e esta é uma missão de vida, agora como prefeito”, destaca Ramos, frisando que o prefeito é ser o empregado número um da cidade, sendo um servo da população. 

Renovação e relação com a Câmara

O prefeito eleito destacou que a eleição para vereadores também foi de sucesso para a sua coligação. “Os três vereadores que estavam lá trabalhando muito próximos de nós foram reeleitos, os vereadores Irineu, Edilson Caetano e Adalberto, nós, na nossa coligação, fizemos 10 vereadores e temos maioria na Câmara, mas eu quero dizer que os vereadores da base da outra coligação do candidato André Pioli são muito bem-vindos, temos que pensar agora que quando termina uma disputa, onde todo muito luta e busca vencer a eleição, quando nós vencemos a eleição temos que entender que a Câmara Municipal, junto com o Poder Executivo, são poderes harmônicos, mas independentes, e eu quero muito que a Câmara Municipal fiscalize o Executivo. 

“Não quero mais que os vereadores tenham que rejeita um Pedido de Informações. Fui vereador e lutei muito contra isso, sempre sendo voto vencido, mas darei toda a liberdade, não vou tomar nenhum tipo de atitude para influenciar a Câmara Municipal, até porque a Câmara Municipal atuante e fiscalizando o Executivo ajuda a avaliar o trabalho dos secretários municipais. É desta forma que iremos trabalhar”, explica. “Disputamos, temos 10 vereadores da nossa coligação, nove da outra coligação, mas que todos venham trabalhar conosco, porque Paranaguá é de todos e a Câmara Municipal é de todos também”, complementa Ramos. 

4z8yrqaz
Entrevista aconteceu no estúdio da Folha do Litoral News na noite do domingo, 6, após a apuração da Justiça Eleitoral confirmar a vitória do prefeito eleito, Adriano Ramos, e da vice-prefeita eleita, Fabiana Parro

Mensagem à população parnanguara

“Quero agradecer mais uma vez a Folha do Litoral News pelo belo trabalho que realizou durante todo o período eleitoral, esta oportunidade de poder conversar com vocês neste momento e quero dizer ao parnanguara, o parnanguara nascido aqui, o bagrinho, e para aqueles que adotaram Paranaguá de coração, nós seremos um governo próximo de vocês, muito presente na vida de todos. Tenho dito e vou reafirmar: nós vamos surpreender você, vamos bater na porta da sua casa para entender como a gestão está funcionando, como os serviços públicos estão chegando na ponta, como todos estão avaliando a nossa gestão. Voltaremos com audiências públicas, teremos um gabinete aberto durante um período da semana ou a cada 15 dias para poder atender a população de forma direta, tanto eu quanto a vice-prefeita”, afirma o prefeito eleito.

Adriano Ramos destacou que sua gestão será de diálogo também com os servidores municipais. “O servidor é muito importante neste trabalho. Será um governo do povo, de povo e para o povo”, finaliza o prefeito eleito.

Vice-prefeita destaca gestão humanizada

“A Folha do Litoral News sempre esteve abrindo as portas para que a gente possa levar a nossa mensagem. Hoje foi um dia muito especial, eu falo que outubro sempre me traz surpresas, hoje foi uma surpresa muito boa, um dia muito especial estando ao lado do Adriano e da Patrícia, foi muito gratificante para mim é uma honra esses meses que caminhamos pelos bairros ouvindo a população. Foi um crescimento pessoal, então acredito que teremos muito a trazer para nossa Paranaguá, uma Paranaguá realmente diferente, essa é a nossa proposta, com uma cidade mais humanizada, onde todos vão ter voz, este é o nosso princípio. Eu falo que eu, o Adriano e a Patrícia, nossas famílias são muito parecidas, é até engraçado, a gente até ri, porque temos pensamentos muito parecidos e isso faz com que se torne mais fácil o trabalho, porque poderemos compartilhar das ideias e pensamentos e trabalhar para que a nossa população sinta a diferença da gestão do Adriano Ramos e da Fabiana Parro”, afirma a vice-prefeita eleita, Fabiana Parro.

std4olg3
“Temos uma missão eu e o Adriano que é deixar um legado, transformar a nossa Paranaguá e essa transformação vai começar em 1.º de janeiro”, ressalta Fabiana Parro

“Temos uma missão eu e o Adriano que é deixar um legado, transformar a nossa Paranaguá e essa transformação vai começar em 1.º de janeiro”, destaca Parro. “Nós tivemos uma breve conversa e em um primeiro momento nós internamente dizemos que Paranaguá terá dois prefeitos, um homem e uma mulher, que vão estar tomando as decisões juntos, principalmente porque eu venho com um olhar diferente, nós sabemos que a mulher têm um olhar diferente, não desmerecendo os homens, um olhar de cuidar. Neste primeiro momento, a nossa gestão vai ter um homem e uma mulher tomando as decisões e pensando em nossa Paranaguá”, completa.

Fabiana destaca sua atuação como presidente do Instituto Peito Aberto e que levará esta experiência para fortalecer a gestão municipal. “Foi um grande aprendizado e tenho certeza que na Prefeitura iremos expandir isso. Já conversamos sobre vários projetos que pensamos para nossa Paranaguá, principalmente nesta área social, na questão de você entender o que a família precisa em um todo, não uma mulher apenas. Caminhamos muito e em muitos lugares onde a gente chegava a mulher estava pedindo ajuda, mas víamos que a família inteira estava precisando de ajuda, então, agora eu tenho certeza que vamos conseguir desenvolver um trabalho muito maior, para atender essas famílias, os invisíveis, os esquecidos, que existem muitos na cidade”, salienta.

“O nosso objetivo maior é passar a entender o que as famílias precisam e tirá-las desta pobreza, dando condições de que elas consigam caminhar com as próprias pernas”, afirma Parro, destacando a importância da geração de emprego, dignidade e poder de compra. “A população na maioria das vezes não pede nada absurdo para a gente, pede apenas dignidade. A nossa gestão e o olhar do Instituto Peito Aberto vem para dentro da Prefeitura”, ressalta Fabiana Parro.

A entrevista completa com o prefeito eleito Adriano Ramos e a vice-prefeita eleita Fabiana Parro pode ser assistida no Youtube:

Adriano Ramos faz balanço da vitória histórica e projeta transição na Prefeitura de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Adriano Ramos faz balanço da vitória histórica e projeta transição na Prefeitura de Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.


Artigos relacionados