Eleições 2024

Inclusão e acessibilidade: Paranaguá tem 642 eleitores com deficiência

Urnas estão preparadas para atender a necessidade de todos os cidadãos

eleitores com deficiência

A acessibilidade é um dos pilares da Gestão 2024/2025 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que busca contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Paranaguá, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem 642 eleitores com deficiência declarada. Isso possibilita que as seções eleitorais estejam preparadas para garantir o exercício da cidadania.

No município litorâneo, 27,05% declararam deficiência de locomoção, 23,69% deficiência visual, 11,98% deficiência auditiva, 1,62% dificuldade para o exercício do voto e 35,67% outros tipos de deficiência. Nas Eleições de 2020, apenas 372 eleitores declararam deficiência ou dificuldade para exercer o seu voto em Paranaguá.

O secretário de comunicação e multimídia do TRE-PR, Willian Gallera Garcia, ressaltou que a Justiça Eleitoral do Paraná tem como uma das principais prioridades nas Eleições Municipais de 2024, a inclusão e a acessibilidade.

“Essa preocupação começa na preparação dos locais de votação. Embora esses locais não sejam de propriedade da Justiça Eleitoral, são emprestados de outros órgãos e instituições, há a preocupação de remover barreiras e obstáculos que possam impedir a eleitora ou o eleitor de exercer o seu direito de voto de forma individual e autônoma”, disse Willian.

As urnas eletrônicas possuem recursos para acessibilidade. “Nós temos o teclado em braile, que não é uma novidade, a urna eletrônica sempre teve. Temos agora a tradução para Libras para as pessoas que necessitem desse recurso. Temos ainda a voz, que deixa de ser uma voz sintética e passa a ser uma voz humana. Esses recursos são habilitados para a pessoa que informou previamente a sua necessidade para a Justiça Eleitoral. Se não foi informado, o próprio mesário ou mesária pode habilitar esse recurso no dia da eleição”, frisou Willian.

 eleitores com deficiência
Nas Eleições de 2020, apenas 372 eleitores declararam deficiência ou dificuldade para exercer seu voto. Foto: Divulgação/TSE

No Paraná

Neste ano, o Paraná registrou aumento de 12,46% do eleitorado com deficiência. Conforme dados de julho de 2024, em todo o Estado, 32.42% dos eleitores com deficiência declararam dificuldade de locomoção, 13.77% deficiência visual, 7.93% deficiência auditiva, 1,99% dificuldade para o exercício do voto e 43.88% outras deficiências.

Com informações do TSE

Você também poderá gostar

Inclusão e acessibilidade: Paranaguá tem 642 eleitores com deficiência

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Inclusão e acessibilidade: Paranaguá tem 642 eleitores com deficiência

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.