Eleições 2024

Saiba o que é permitido ou proibido no dia das Eleições Municipais de 2024

TRE-PR divulgou normas e direitos do eleitorado para 6 de outubro

lwm5201p

No Paraná, 8.646.524 pessoas podem votar para os cargos de prefeito e vereador de seus municípios no próximo domingo, 6. Em Paranaguá, onde concentra o maior eleitorado do litoral, são 108.344 moradores aptos a votar, no qual 52% são mulheres. Cerca de 31% têm o ensino médio completo e 55% são solteiros. O predomínio do eleitorado em Paranaguá é da faixa etária de 25 a 29 anos.

Com o objetivo de garantir a legitimidade do pleito, a Justiça Eleitoral estabelece normas de conduta para as eleitoras e os eleitores no dia da eleição.

No momento da votação, é permitido usar camisetas, botons, adesivos e adereços que indiquem as cores de partidos políticos, candidatas ou candidatos em que a eleitora ou o eleitor irá votar. Toda manifestação silenciosa e individual do eleitor ou da eleitora é permitida.

Entre as proibições, estão a participação em aglomerações de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda eleitoral de determinado partido, coligação ou federação e o porte de armas a menos de 100 metros das Seções Eleitorais, exceto para os integrantes das forças de segurança, quando autorizados.

As condutas que interferem na liberdade do direito ao voto ou nos serviços prestados pela Justiça Eleitoral configuram crimes eleitorais, conforme a Resolução TSE n.º 23.735/2024.

Entre esses comportamentos, a legislação lista os seguintes: usar amplificadores e alto-falantes para promover candidatos ou agremiações partidárias; realizar comícios, carreatas e passeatas; realizar boca de urna ou distribuir “santinhos”; entregar camisetas de candidatos ou partidos políticos; e divulgar propaganda de partido ou de candidato.

Por meio da campanha “Você sabia, Sabiá?”, a Justiça Eleitoral do Paraná divulga conteúdos ilustrados em cartilha, vídeos e áudios para orientar o eleitorado e exemplificar os tipos de crimes eleitorais.

DENTRO DA CABINE DE VOTAÇÃO

Na cabine de votação, é proibido utilizar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou quaisquer objetos que possam comprometer o sigilo do voto. Para consultar os números de seus candidatos, é recomendado que a pessoa anote os números em um papel, na chamada “colinha”.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Não é permitido que crianças entrem na cabine de votação na companhia da eleitora e do eleitor, com exceção de crianças de colo, ou digitem os números na urna eletrônica. As pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por pessoas de confiança no momento da votação.

Vale lembrar que, assim como pessoas idosas, gestantes, lactantes, com deficiência ou com transtorno do espectro autista, as eleitoras e os eleitores com crianças de colo têm preferência na hora de votar.

Com informações do TRE-PR

Saiba o que é permitido ou proibido no dia das Eleições Municipais de 2024

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Saiba o que é permitido ou proibido no dia das Eleições Municipais de 2024

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.