Na noite de terça-feira, 24, logo após o encerramento da cerimônia de geração de mídia e carga e lacração das urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral de Paranaguá realizou uma auditoria técnica em algumas urnas selecionadas.
A ação foi coordenada pelo Juiz Eleitoral da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, com a participação de Sergio Kawka, chefe da 5.ª Zona Eleitoral, o analista judiciário do TRE-PR Marcos Nicola e a técnica judiciária Joseane Andrade.
O objetivo foi o de verificar a autenticidade dos programas instalados e a validação dos certificados digitais assinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a auditoria, foi conferida a visualização de eleitores e candidatos que estarão nas urnas eletrônicas, garantindo que todos os dados estejam corretos.
Dr. Leonardo Lago explicou que o processo de preparação das urnas começou na manhã de segunda-feira, com a geração das mídias e a inclusão de dados eleitorais. “Desde a manhã de segunda-feira, a gente começou a cerimônia de geração de mídia, carga e lacração, ou seja, pegamos todos os eleitores cadastrados na zona eleitoral e todos os candidatos que tiveram seus pedidos registrados e formamos as mídias, que foram responsáveis por dar cargas em cada uma das urnas que serão utilizadas nas eleições”, relatou o juiz.
“Cada uma das urnas foi preparada nesse sentido, com a inclusão da lista dos candidatos, eleitores e o programa que faz a contagem de votos”, completou.
Segundo Dr. Leonardo Lago, a auditoria teve como objetivo garantir que todos os programas instalados fossem autenticados e assinados digitalmente pelo TSE, assegurando a conformidade com os padrões estabelecidos. “Uma delas, a gente fez um teste completo, em que simulamos um cenário de votação. Testamos todas as funcionalidades”, explicou.
Durante o evento foram verificados os dados de todos os candidatos registrados, tanto para o cargo de prefeito quanto para vereador. O juiz e equipe da 5.ª ZE testaram a urna digitando os números de cada candidato, verificando as fotos e a associação correta com seus respectivos partidos. “Verificamos que todos eles estão na urna”, afirmou o magistrado, ressaltando que isso foi seguido por uma simulação completa de votação.
Apesar de o teste ser realizado em modo de demonstração, no qual os votos não são computados, a simulação foi essencial para validar que todas as funcionalidades estavam operando corretamente. “Após verificar que todos os candidatos que vão participar dessas eleições estão registrados na urna, a gente fez uma simulação de um cenário de votação”, completou o juiz.
O processo também incluiu uma simulação de vários cenários possíveis durante o dia de votação, incluindo votos em legenda, votos nulos, brancos e justificativas para eleitores de outros municípios. “Simulamos aqui justificativas, eleitores que vêm de outro município para justificar o voto. Tudo isso foi verificado para garantir que a urna responde de forma adequada a qualquer tipo de interação do eleitor”, esclareceu Dr. Leonardo Lago.
Além disso, foi verificada a funcionalidade do fone de ouvido, que auxilia eleitores com deficiência visual, para assegurar uma votação acessível e inclusiva.
Com a auditoria concluída, o Juiz Eleitoral afirmou com confiança que as urnas estão prontas para receber os votos dos eleitores de Paranaguá nas eleições municipais de 2024. “Sabemos que as urnas que serão utilizadas nesta eleição estão todas aptas a receber o voto do eleitor”, afirmou.
Justiça Eleitoral de Paranaguá
Geração de mídia e carga e lacração
O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka, também destacou o sucesso da cerimônia de geração de mídia e lacração. “Esse momento de finalização da cerimônia de geração de mídias e carga das urnas eletrônicas para as eleições transcorreu dentro da normalidade e dentro do previsto. Inclusive, terminamos um dia antes do planejado”, afirmou Kawka, ressaltando que todas as urnas já estão lacradas e preparadas para o pleito de 2024.
O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcos Daniel Nicola, informou sobre os próximos passos após a auditoria. As urnas eletrônicas ficarão em custódia no Fórum Eleitoral até a véspera das eleições, sendo distribuídas para os locais de votação na cidade. “A partir da próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, as urnas serão entregues pelos Correios nas localidades da Ilha do Mel, como Encantadas e Brasília, e nas comunidades de Amparo e Tambarutaca. A partir de sábado, 5 de outubro, serão distribuídas nos outros 40 locais de votação de Paranaguá”, informou Nicola.