conecte-se conosco

Segurança

Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou Paranaguá como cidade mais violenta do Paraná em 2022

Município esteve entre as 50 cidades mais violentas do Brasil em 2022

Publicado

em

Paranaguá registrou taxa de mortes violentas intencionais de 47,3 em 2022

Em julho de 2023, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 apontaram Paranaguá como a cidade mais violenta do Paraná em 2022, algo que possui relação com a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) com população acima de 100 mil habitantes em todo o Brasil. O município litorâneo esteve na 34.ª posição do ranking das cidades mais violentas do Brasil, com uma taxa de mortes violentas intencionais de 47,3.

Junto a Paranaguá, estiveram no ranking divulgado em 2023 no Paraná os municípios de Almirante Tamandaré com uma taxa de 44,2 e Campo Largo com um índice de 43,3. A fonte dos dados é das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Anuário e informações

“Em 2022, o Brasil registrou 47.452 mortes violentas intencionais (MVI), categoria criada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) que agrega as vítimas de homicídio doloso (incluindo feminicídios e policiais assassinados), roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais. Esse número só é maior daquele observado em 2011, primeiro ano da série histórica monitorada pelo FBSP”, informa o Anuário no estudo.

Segundo o Anuário,  o estudo demonstra que o Brasil é considerado “uma nação violenta e profundamente marcada pelas diferenças raciais, de gênero, geracionais e regionais que caracterizam quem são e onde vivem as vítimas da violência letal”, complementa. 

De acordo com o estudo, as causas para a explosão de violência verificada a partir de 2016 já foram tratadas em outras edições do Anuário (FBSP, 20223; FBSP, 20214), mas, em linhas gerais tem relação direta com o racha entre as maiores organizações criminosas do país. Ainda de acordo com as estatísticas, “91,4% das mortes violentas intencionais vitimam homens, enquanto 8,6% vitimam mulheres”, informa com relação ao estudo de 2023,

“Em relação ao perfil étnico-racial das vítimas, 76,5% dos mortos eram negros, reafirmando dados já apresentados neste Anuário e/ou no Atlas da Violência. Negros são o principal grupo vitimado pela violência independente da ocorrência registrada, mas chegam a 83,1% das vítimas de intervenções policiais”, explica o Anuário da Segurança Pública 2023.

Anuário 2024

A Folha do Litoral News entrou em contato com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública para saber também os dados do estudo em 2024 e o posicionamento de Paranaguá no índice de mortes violentas intencionais. Assim que os dados forem encaminhados, será feita nova divulgação de estatísticas da situação da violência e segurança pública no município.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 na íntegra pode ser acessado aqui.

Em alta