Os preparativos para a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio estão a todo vapor, e neste ano, o Santuário promove uma ação especial que promete unir ainda mais os devotos da Padroeira do Paraná.
A venda de pedaços do bolo da Mãe do Rocio é um mais uma das ações da festa de 2024. Serão oferecidos três mil pedaços de bolo, entre os quais 1.648 terão medalhas de Nossa Senhora do Rocio, e uma única medalha especial premiará o devoto que a encontrar com uma imagem da Padroeira do Paraná, completa com manto e coroa.
O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, explica como acontecerá a segunda edição do bolo da padroeira. “Nesta segunda edição, serão feitos três mil pedaços e eles serão entregues na manhã do dia 10, aqui na igreja mesmo. Vamos montar uma tenda, vamos cantar parabéns, e daí vamos entregar os pedaços de bolo neste dia. Os tickets podem ser comprados antecipadamente, tem aqui na igreja, na loja oficial e também na secretaria e também com algumas pessoas autorizadas, das pastorais aqui do santuário que estão vendendo. Vale destacar que terá um pedaço que terá uma medalha diferente, e quem encontrar essa medalha especial, vai ganhar uma imagem completa daqui da loja do Santuário”, explica o reitor.
A retirada dos pedaços acontecerá no dia 10 de novembro, durante a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a partir das 10h, no próprio Santuário do Rocio. Os tickets, vendidos a R$10, são necessários para a retirada.
Os tickets já estão disponíveis desde o último domingo, 15, na Secretaria do Santuário, na Loja do Rocio, e com vendedores voluntários.
A ação do bolo simboliza o carinho e a fé dos devotos, que não apenas participam das celebrações religiosas, mas também colaboram com o sustento e a manutenção das atividades do santuário. Além disso, a busca pela medalha especial reforça o sentimento de bênção e proteção que muitos devotos sentem ao se aproximarem da Padroeira.
A Festa de Nossa Senhora do Rocio é um momento de profunda conexão espiritual para os fiéis, que aproveitam a ocasião para expressar sua devoção, agradecer por graças alcançadas e renovar seus votos de fé.
Devoção
A devoção a Nossa Senhora do Rocio é uma das mais tradicionais do estado, atraindo milhares de fiéis todos os anos para Paranaguá, cidade que abriga o santuário dedicado à Padroeira. A história desta devoção remonta ao século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648, quando, segundo relatos, a santa apareceu a um pescador simples, trazendo proteção e bênçãos à região. Desde então, Nossa Senhora do Rocio passou a ser venerada pelos paranaenses, e sua festa tornou-se uma das maiores manifestações religiosas do sul do Brasil.