Na última quarta-feira, 3, foi realizado no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a retomada das aulas do Núcleo de Interações Culturais e Humanísticas dos Bagrinhos – BagrICH, grupo formado por estudantes e acadêmicos da UFPR Litoral que residem em Paranaguá. O foco foi a elaboração das atividades para o segundo semestre, com foco no fortalecimento da relação com o museu, bem como na divulgação da exposição Romaria Caiçara do Divino Espírito Santo, entre outros potenciais culturais e artísticos do litoral do Paraná envolvendo o Fandango e a Gastronomia local.
Segundo o professor Valdo Cavallet, coordenador do grupo, entre os assuntos discutidos estiveram o fortalecimento na relação com o Museu em suas reais necessidades, visitação e divulgação da exposição “Romaria Caiçara do Divino Espírito Santo” que ocorre no MAE, assim como abordar a alimentação nativa de Paranaguá e saberes sobre a Saberes dos Mestres da Cultura Popular em especial ao Fandango, com possível saída de Campo para Cotinga e São Paulo.
Outro assunto discutido envolve as eleições municipais de 2024. “Foi abordado a questão de convidar os candidatos à prefeitura de Paranaguá e o plano de governo de cada um”, ressalta Cavallet, encontro que deverá ocorrer no auditório do MAE com exposição das propostas aos universitários.