A parnanguara Rafaella Barbosa Blageski é formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia, mas foi no artesanato que se encontrou e fez da sua habilidade, o seu ofício. Pelas suas mãos são fabricadas guirlandas de maternidade, enfeites de datas comemorativas e bonecos temáticos que encantam os clientes que hoje já são de todo o Brasil.
Com uma característica delicada e rica em detalhes, as peças são feitas em feltro e a maioria da sua produção é vendida pela internet, através de encomendas. Desta forma, ela consegue ampliar o conhecimento sobre seu trabalho e enviar para clientes de todo o País.
“Comecei no mundo do feltro em 2016, como um hobby, mas em 2018 decidi fazer do hobby a minha nova profissão. Foi onde criei o Rafa Ateliê e fiz dele a minha paixão. Todas as minhas peças são confeccionadas à mão, através do ponto caseado”, contou Rafaela, que já trabalhou na área de exportação por 15 anos.
A habilidade para o artesanato vem de família, na qual tem suas maiores referências. “Desde pequena sempre fui cercada de artesãs, bisavó, avó e mãe. Então, já está no sangue a paixão por linha e agulha. Nesses seis anos de Ateliê aprendi muita coisa, evolui muito também, mas ainda estou em constante aprendizado”, observou Rafaela.
Neste tempo que se dedica ao artesanato, Rafaella afirma que busca transmitir afeto, carinho e delicadeza a cada novo cliente. “É muito gratificante ver o cliente feliz e satisfeito. Gosto de proporcionar alegria aos meus clientes. Ver o sorriso estampado em seus rostos quando recebem suas encomendas. Todas as peças são sempre feitas com muito amor e carinho aqui no ateliê”, disse Rafaella.
Suas primeiras peças produzidas foram bonecos representando chefs de cozinha para formandos de uma escola profissionalizante de Paranaguá. Atualmente, as peças que mais gosta de fazer são as de maternidade. “As peças de maternidade sempre vão ganhar meu coração. Eu amo fazer guirlandas na maternidade e fazer as mamães felizes. É muito bom poder fazer parte desse momento tão especial da vida das mamães”, relatou a artesã.
O processo de criação acontece sempre junto ao cliente com a escolha do tema. “Depois escolhemos as cores do projeto, em seguida são feitos os recortes no feltro e também a costura. Finalizando com todos os detalhes e também uma delicada e cheirosa embalagem”, destacou.
Como empreendedora em Paranaguá, ela espera que seu trabalho cresça ainda mais para poder levar sua arte para mais clientes. “Hoje eu me sinto feliz em ver o sorriso e o encantamento de cada cliente ao receber a sua encomenda. Fazer trabalhos manuais exige muita dedicação, amor e um aprendizado constante. Receber o feedback dos clientes é muito gratificante. Agradeço a Deus pelo dom que Ele me deu. Tenho certeza que nasci para ser artesã. Amo a minha profissão. Que o ateliê cresça a cada dia”, terminou Rafaella.