conecte-se conosco

Direito & Justiça

Alep recebe palestra sobre a “Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes em Ambientes Digitais”

Evento acontece em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR)

Publicado

em

Defesa de Direitos de Crianças

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR) e com a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) promovem, na próxima quinta-feira, 5, às 14h no Auditório Legislativo, a palestra do coordenador do Núcleo de Infância e Juventude (NUDIJ), defensor público Fernando Redede Rodrigues.

Ele levará a reflexão da necessidade de os órgãos de proteção de direitos da criança e do adolescente estarem conectados com a realidade dos ambientes digitais, enquanto ambientes de comunicação em que crianças e adolescentes compartilham suas experiências de vida e produzem cultura.

A apresentação abordará os conceitos de cibercultura (Pierre Levy e André Lemos) e como essa forma de produzir cultura pode afetar o desenvolvimento de crianças e adolescentes; o acesso e uso de telas por crianças e adolescentes (Orientações da SBP) e responsabilidade do poder público e da sociedade (art. 227 da CRFB) e o conceito de uma política de proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais: documentos internacionais, lei e projetos de lei e a Resolução CONANDA 245/2024.

O palestrante, doutor Fernando Redede é formado em Direito pela UFPR, especialista em Estado Democrático de Direito pela Fempar e especialista em Psicologia Jurídica pela UniBrasil. Atua como defensor público e coordenador do Núcleo de Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e secretário da Comissão de Promoção e Defesa de Direitos da Criança do CONDEGE.

“Ambientes digitais são fonte de uma série de oportunidade de aprendizado e de sociabilidade de crianças e adolescentes. Mas precisamos compreender o que é esse ambiente, para que possamos protegê-los tanto dos riscos e violências das redes sociais, quanto do uso inadequado de dispositivos eletrônicos. E todo órgão público que trabalha na proteção de crianças e adolescentes tem o dever de dominar conceitos e ferramentas necessárias para que esse público possa ter uma experiência em ambientes digitais saudável e positiva para seu desenvolvimento”, explicou o doutor Fernando Redede.

Defesa de Direitos de Crianças
Arte: Vinícius Leme

Serviço

Palestra: “Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes em Ambientes Digitais”

Data: 05 de setembro de 2024

Horário: 14 horas

Duração: 2 horas

Local: Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcatti da Assembleia Legislativa do Paraná

Palestrante: Doutor Fernando Redede – coordenador do Núcleo de Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR)

Inscrições AQUI

Fonte: Alep

Em alta