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Infraestrutura

Lula assina ordem de serviço para conclusão da Boiadeira, adianta Zeca Dirceu

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O deputado federal Zeca Dirceu (PT) adiantou nesta terça-feira, 13, que o presidente Lula (PT) assinará na quinta-feira, 15, a ordem de serviço para a pavimentação de 37,4 quilômetros da Estrada Boiadeira do trecho entre a Serra dos Dourados até a cidade de Cruzeiro do Oeste no Noroeste do Paraná. “É o último trecho da Boiadeira (BR-487) que foi licitado ainda em 2015 pelo PAC 2 e não foi iniciada pelos governos anteriores por restrições orçamentárias. O presidente Lula (PT) voltou e a obra vai ser retomada com a assinatura da ordem de serviço e a execução”, disse Zeca Dirceu a obra avaliada em 321,2 milhões e que será executada pelo Consórcio Castilho/STE.

No Paraná, Lula vai retomar as atividades da Fafen (fábrica de fertilizantes) em Araucária, o que vai demandar R$ 1,2 bilhão em investimentos pela Petrobras. Na mesma cidade, o presidente anuncia ainda novos investimentos na Repar (Refinaria Getúlio Vargas), excluída da lista das privatizações pela petroleira brasileira, e também visita os trabalhadores da linha de produção da fábrica da Renault em São José dos Pinhais.

“O Paraná é um estado privilegiado pelo presidente Lula. É o quinto do país a receber maior volume de recursos do PAC, são mais de R$ 107,5 bilhões, além da retomada das obras paralisadas na educação e saúde, de novas obras na UTFPR e novos câmpus do IFPR e agora com a retomada da Fafen-PR – vai criar mais de quatro mil empregos – e de novos investimentos na Repar e a conclusão da Boiadeira “, disse Zeca Dirceu.

Federalizada

A conclusão da Boiadeira, segundo o deputado, foi possível depois que o ministro Renan Filho (Transportes) publicou portaria no Diário Oficial da União que federaliza trechos de 62,8 quilômetros coincidentes com trechos das rodovias estaduais PR-082 e PR-682. Dos 658 quilômetros da rodovia, 528 quilômetros estão em território paranaense e cruzam as regiões noroeste e central.

A portaria,além da pavimentação deste último trecho, vai permitir ainda que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes seja responsável pela manutenção de toda extensão da rodovia no estado. “Desde 2019, os serviços de manutenção (conservação e recuperação) e de pavimentação da Boiadeira foram executados através de convênio firmado entre o DNIT, DER/PR, e a Itaipu Binacional”, observou o deputado.

Os trechos federalizados incluem 11,5 quilômetros do acesso Porto Camargo e ao acesso oeste de Icaraíma (coincidente com a PR-082), 14,8 quilômetros entre a PR-082 (para Ivaté) e acesso norte de Santa Eliza (PR-682), 6,4 quilômetros do acesso sul Serra dos Dourados e o entroncamento da PR-682 (acesso norte Serra dos Dourados), 18,5 quilômetros do entroncamento da PR-682 (acesso sul Serra dos Dourados) e o entroncamento da PR-482 para Umuarama o (PR-682) e 11,6 quilômetros entre o entroncamento da PR-482 para Umuarama e o entroncamento da PR-323 para Cruzeiro do Oeste (PR-682).

“Aguardada por décadas, a pavimentação completa é uma das obras rodoviárias mais importantes do Paraná pela conexão com o Mato Grosso do Sul e países vizinhos, o que vai facilitar, agilizar e baratear a ligação com mercados produtores e consumidores”, disse Zeca Dirceu.

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