A empresa pública Portos do Paraná tem alcançado feitos inéditos na área ambiental. É o único Porto Público com a certificação Ecoports, referência internacional na área da gestão ambiental portuária, além de ser o único porto a ser convidado para o evento anual realizado pelas Nações Unidas, a COP (Conferência das Partes), órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
É da ONU (Organização das Nações Unidas), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de 17 metas que abrangem o âmbito ambiental, social e econômico que buscam alcançar metas nobres para uma sociedade mais justa e que respeite o meio ambiente.
Em seu relatório de sustentabilidade, divulgado em 2023, a Portos do Paraná reafirma seu compromisso em contribuir para o avanço dos ODS. O pacto com a ONU para a adoção dos ODS é feito por meio da adesão voluntária, na qual a organização se compromete a implementar e promover os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas atividades e práticas.
- Portos do Paraná tem Programa de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas
- Mutirão de limpeza de manguezais da Portos do Paraná recolhe mais de 600 quilos de resíduos
“A Portos do Paraná orgulha-se de seu compromisso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A missão é não apenas garantir um porto eficiente e seguro, mas também ser um agente de transformação positiva para a comunidade e o meio ambiente. Junto a isso, promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo em todas as nossas operações”, divulgou a empresa pública em seu guia de sustentabilidade.
Ao utilizar os 17 ODS como guia, a Portos do Paraná pode alinhar suas estratégias e práticas de negócio com os objetivos e metas estabelecidos, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável em escala global.
Os objetivos propostos pela ONU englobam não apenas as questões ambientais, mas também levam em conta outros objetivos nobres como a erradicação da pobreza (ODS 1), igualdade de gênero (ODS 5) e redução das desigualdades (ODS 10).
Em seu relatório, a Portos pontua o compromisso com cada ODS. Por exemplo, no âmbito social, atinge o ODS 1 com ações como o fortalecimento da pesca artesanal e de associações comunitárias, entre outros. No âmbito econômico, alcança o objetivo 08, com o Programa de Estágios para jovens do ensino médio, técnico e superior, além de promoção regular de cursos sobre as Normas Regulamentadoras (NR) e capacitações relacionadas ao turismo sustentável.
No âmbito ambiental são várias as ações que contemplam desde o Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental (ODS 13), com conscientização através de palestras sobre o meio ambiente, diálogos de segurança, meio ambiente e saúde que abordam o tema das mudanças climáticas para os trabalhadores diretos e avulsos do Porto; até o projeto Porto Escola (ODS 4), entre outros.
Ainda na área ambiental, os ODS são alcançados através do monitoramento constante da biota aquática (ODS 14), monitoramento periódico dos mangues (ODS 15) e outras práticas que contribuem com as metas.
Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
08 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
09 – Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13 – Ação contra a mudança global do clima:tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Com informações do Relatório de Sustentabilidade da Portos do Paraná