Editorias

Empresa pública Portos do Paraná está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Metas visam uma sociedade mais justa e com respeito ao meio ambiente

jgz5psv

A empresa pública Portos do Paraná tem alcançado feitos inéditos na área ambiental. É o único Porto Público com a certificação Ecoports, referência internacional na área da gestão ambiental portuária, além de ser o único porto a ser convidado para o evento anual realizado pelas Nações Unidas, a COP (Conferência das Partes), órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

É da ONU (Organização das Nações Unidas), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de 17 metas que abrangem o âmbito ambiental, social e econômico que buscam alcançar metas nobres para uma sociedade mais justa e que respeite o meio ambiente.

Em seu relatório de sustentabilidade, divulgado em 2023, a Portos do Paraná reafirma seu compromisso em contribuir para o avanço dos ODS. O pacto com a ONU para a adoção dos ODS é feito por meio da adesão voluntária, na qual a organização se compromete a implementar e promover os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas atividades e práticas.

“A Portos do Paraná orgulha-se de seu compromisso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A missão é não apenas garantir um porto eficiente e seguro, mas também ser um agente de transformação positiva para a comunidade e o meio ambiente. Junto a isso, promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo em todas as nossas operações”, divulgou a empresa pública em seu guia de sustentabilidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Portos do Paraná tem se consolidado como referência mundial em sustentabilidade portuária. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Ao utilizar os 17 ODS como guia, a Portos do Paraná pode alinhar suas estratégias e práticas de negócio com os objetivos e metas estabelecidos, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável em escala global. 

Os objetivos propostos pela ONU englobam não apenas as questões ambientais, mas também levam em conta outros objetivos nobres como a erradicação da pobreza (ODS 1), igualdade de gênero (ODS 5) e redução das desigualdades (ODS 10).

Em seu relatório, a Portos pontua o compromisso com cada ODS. Por exemplo, no âmbito social, atinge o ODS 1 com ações como o fortalecimento da pesca artesanal e de associações comunitárias, entre outros. No âmbito econômico, alcança o objetivo 08, com o Programa de Estágios para jovens do ensino médio, técnico e superior, além de promoção regular de cursos sobre as Normas Regulamentadoras (NR) e capacitações relacionadas ao turismo sustentável.

No âmbito ambiental são várias as ações que contemplam desde o Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental (ODS 13), com conscientização através de palestras sobre o meio ambiente, diálogos de segurança, meio ambiente e saúde que abordam o tema das mudanças climáticas para os trabalhadores diretos e avulsos do Porto; até o projeto Porto Escola (ODS 4), entre outros.

Ainda na área ambiental, os ODS são alcançados através do monitoramento constante da biota aquática (ODS 14), monitoramento periódico dos mangues (ODS 15) e outras práticas que contribuem com as metas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Projeto Porto Escola alcança o ODS 4. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

08 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

09 – Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima:tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Com informações do Relatório de Sustentabilidade da Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Empresa pública Portos do Paraná está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Empresa pública Portos do Paraná está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.