conecte-se conosco

Portos do Paraná

Integrantes da centenária Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) visitam o Porto de Paranaguá

Associação buscou o intercâmbio de conhecimento

Publicado

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Portos do Paraná recebeu nesta terça-feira, 6, um grupo de 42 integrantes da Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) para uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. A comitiva, formada por profissionais com diferentes formações, mas que atuam com foco nas áreas de agricultura, agropecuária e logística, iniciou a visita assistindo a uma palestra no auditório Emir Roth, ministrada por José Carlos Bom de Oliveira, Coordenador de Infraestrutura e Comunicação. Ele apresentou a atual estrutura física e administrativa do porto e abordou um pouco da logística e da gestão premiada da empresa pública.

Na sequência, os argentinos seguiram para o cais do porto, acompanhados de um guia da Portos do Paraná, o agente portuário Osnir Junior, e puderam observar de perto tudo o que foi apresentado na palestra, além de obter mais informações sobre a logística portuária.

Com mais de 100 anos de atuação, a ACA é uma cooperativa de segundo grau, ou seja, que reúne várias cooperativas de primeiro grau, ampliando o poder de negociação de suas associadas com o mercado. Atualmente, ela conta com mais de 137 cooperativas associadas, respondendo por 19,84% dos grãos produzidos na Argentina.

De acordo com o grupo, o objetivo da viagem foi conhecer um grande país produtor como o Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimento. “Foi uma visita muito instrutiva. Nós temos portos na Argentina, mas nenhum com esta envergadura e esta possibilidade de abastecer tantos navios. Me impressionou realmente o volume de movimentação aqui no sul do Brasil”, comenta o engenheiro agrônomo Javier Villarino, de Buenos Aires, integrante da ACA.

“Achei o porto incrível e muito limpo. Tive a oportunidade de trabalhar em um porto e a gente nota a grandeza que tem aqui. A palestra também foi interessante e pra mim a visita como um todo foi bom para conhecer e recordar um pouco do meu trabalho no porto”, disse Flavia Fernandez, profissional de logística que atua na ACA.

Para o agente portuário Osnir, que além da comitiva da Argentina já foi guia de diversos grupos em visita ao Porto de Paranaguá, a oportunidade de compartilhar o trabalho realizado é muito importante para a disseminação das boas práticas empregadas na gestão da Portos do Paraná.

“Acho muito importante o porto estar aberto para toda a comunidade e pessoas de outros países. Recebemos muitas escolas, universidades, cooperativas e empresas privadas que têm interesse em conhecer o Porto de Paranaguá, porque afinal é um dos maiores da América Latina. Eles sempre querem saber como funciona toda a estrutura portuária e a gente está aberto a responder todas as dúvidas deles”, afirmou Osnir Junior.

As visitas ao Porto de Paranaguá são gratuitas e acontecem de segunda à sexta, das 9h às 16h, mediante agendamento prévio. Mais informações neste link.

Fonte: Portos do Paraná

Em alta