Uma pesquisa do Grupo Datacenso, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgada neste mês de julho, revelou a expectativa dos paranaenses para a compra do presente de Dia dos Pais. Os consumidores estão se planejando para gastar o mesmo valor que o ano anterior, na média de R$ 208,17, indicando mais cautela em suas compras.
Foram entrevistados na pesquisa consumidores do Paraná, localizados nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (Cascavel e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (Francisco Beltrão e Pato Branco).
Além do valor médio dos presentes, a pesquisa revelou outras expectativas e preferências dos entrevistados. Os dados mostram também que os consumidores de Londrina e Ponta Grossa são os que mais vão gastar com as compras. Já os de Guarapuava são os que pretendem desembolsar menos. Por gênero, os homens irão gastar mais que as mulheres. Por faixa etária, os mais velhos são os que mais irão gastar.
Segundo a pesquisa, a maior parte dos consumidores paranaenses (65%), independentemente do perfil e região, pretende comemorar o Dia dos Pais com um almoço em casa. O restante deve comemorar com almoço ou jantar em restaurante, vídeo chamada, café da manhã, viagem ou só com presentes.
O principal motivador na escolha do presente do Dia dos Pais, de maneira geral, são as necessidades ou os desejos do pai (41%). Em seguida, destacam-se os interesses e hobbies do pai (37%), bem como seu estilo de vida (31%). Mas, existem variações conforme o perfil e a região.
Em busca de preço para o presente de Dia dos Pais
No geral, a maior parte dos consumidores (81%) verifica e compara os preços de produtos antes de comprar presentes. Portanto, independentemente do perfil e da região, os consumidores estão sempre em busca de melhores preços e ofertas.
De acordo com o estudo, no geral, a internet é o principal meio utilizado pelos consumidores para pesquisar e comparar preços de produtos antes de realizar uma compra. No entanto, uma parte significativa dos moradores de Guarapuava, Londrina e Ponta Grossa; e dos consumidores mais velhos ainda prefere visitar as lojas pessoalmente.
Escolha dos presentes
No geral, mais da metade dos consumidores escolhe presentes tradicionais na hora da compra. No entanto, uma parte significativa prefere surpreender, com maior destaque para os residentes de Curitiba/RMC e Londrina, bem como para os consumidores com mais de 55 anos.
Em relação ao momento da compra de presentes, no geral, mais da metade dos consumidores paranaenses prefere realizar suas compras com antecedência. No entanto, uma parte significativa tende a deixar para a última hora, especialmente entre os entrevistados de Ponta Grossa e Maringá.
De acordo com a pesquisa, os presentes que os consumidores paranaenses mais pretendem comprar são, em sua maioria, roupas (51%), seguidas por calçados (23%), perfumes/cosméticos (18%), artigos esportivos (15%) e bebidas (12%). As preferências variam conforme o perfil dos consumidores e a região.
Local de compra
Segundo a pesquisa, no geral, a internet é o local mais citado pelos consumidores para comprar presentes de Dia dos Pais, com 39% das preferências. Esse índice vem crescendo a cada pesquisa. As lojas físicas de rua são a segunda opção mais popular. Essas preferências podem variar dependendo do perfil dos consumidores e da região onde eles estão.
O fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, no geral, é a qualidade dos produtos. Em seguida, destacam-se atendimento ao cliente, preços competitivos, confiabilidade da loja, além de promoções e descontos. As respostas variam de acordo com o perfil dos consumidores e a região.
Forma de pagamento
De acordo com a pesquisa, no geral, a forma de pagamento que os consumidores pretendem utilizar no presente do Dia dos Pais, mais citada, é à vista no cartão de crédito (34%), seguida por à prazo no cartão de crédito e à vista no PIX. Existem variações conforme o perfil e a região.
Análise
O CEO da Datacenso, Claudio Shimoyama, disse que cada vez mais o consumidor está pesquisando o preço dos produtos antes de fazer suas escolhas.
“Esse é um comportamento padrão desses entrevistados paranaenses quando se fala em datas comemorativas, quando a gente fala em hábito de compra. E a forma com que esses entrevistados costumam fazer suas pesquisas de preços antes de escolher os presentes e fazer suas compras é pela internet, quase que a cada dez, oito entrevistados dizem que pesquisam pela internet”, comentou Shimoyama.
Ele ainda destacou na pesquisa o relato pelos entrevistados de compra antecipada do presente. “Tem aquele público mais jovens que deixa para a última hora, por isso o comerciante tem que entender que ele trabalha com dois públicos, aquele que planeja suas compras tem que ter as suas mercadorias com estoque para atender com antecedência, mas também aquele de última hora que quer comprar e se você tiver estoque você vai poder melhorar suas vendas”, observou Shimoyama.
Segundo ele, a pesquisa revela que as compras pela internet têm aumentado na intenção de compra a cada ano. “Cada vez mais, os consumidores paranaenses vêm buscando fazer suas compras pelas lojas virtuais, ou seja, on-line, e tem também aquele que busca pela loja física. O comerciante precisa entender que ele tem que ter opção de compra para uma loja virtual e para uma loja física. Na loja virtual, os mais jovens são os que buscam fazer suas compras e pesquisas”, considerou Shimoyama.
O que leva o consumidor paranaense a ser fiel a uma loja, de acordo com a pesquisa, é a qualidade dos produtos e também o bom atendimento ao cliente.
“Quando o cliente tem esse bom atendimento com produtos de qualidade, ele diz que o preço é justo. Essa é uma dica, além de também fazer promoções de desconto. O cliente está atrás de desconto, ele quer um preço justo, com qualidade e um bom atendimento. Quem não gosta de um bom desconto? Independente de homem ou mulher, da renda, a gente quer promoções e descontos. Fica aqui a dica, então, para os comerciantes”, concluiu Shimoyama.