No dia do aniversário de 376 anos de Paranaguá, 29 de julho, a Prefeitura realizou uma solenidade de entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Guilhermina Mazzali Gaida”, no Jardim Iguaçu. O novo espaço vai atender também a população de bairros próximos que cresceram nos últimos anos.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que a reforma da UBS era uma demanda da população. “Os moradores do Jardim Iguaçu, Vila Marinho, bairros da região, pediram essa ampliação e reforma. Estava muito ruim esse posto de saúde, nós investimos aqui R$1,5 milhão. Para quem vê agora, o antes e o depois, é um posto de saúde de qualidade, muito bem planejado, que vai atender com melhor qualidade a saúde aqui dos moradores da região”, frisou Marcelo.
Ele ainda ressaltou outra inauguração programada para o dia 5 de agosto, próxima segunda-feira, quando será entregue o Complexo de Saúde “Nazir Chimura Borba”, no antigo prédio da Copel.
“Eu acho que é uma das mais importantes dos últimos tempos, depois da unidade do Erasto Gaertner, que é a unidade também do Pequeno Príncipe dentro da nossa cidade, lá no antigo prédio da Copel, que a prefeitura adquiriu, e ali vai ter outros departamentos, outros setores também, como fisioterapia, transporte de pacientes. Vai ter uma função especial, na área central, uma área nova do município que pode assim centralizar todos os serviços, a maioria dos serviços que nós atendemos em algumas regiões da cidade”, ressaltou Marcelo.
Projeto
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, explicou que a reforma e ampliação da UBS “Guilhermina Mazzali Gaida” é um projeto que começou já no início da gestão.
“É um projeto que a gente está fazendo desde o início da gestão, de adequar as unidades já existentes para as novas normas do Ministério da Saúde e também em razão do crescimento do bairro. Nós vimos que essa unidade não atendia às normativas vigentes e o bairro cresceu também. A gente precisou fazer um estudo para conseguir entregar esse presente para a população bem no dia do aniversário da cidade”, explicou Lígia.
Durante o tempo em que a unidade ficou desativada, a mesma funcionou ao lado, no CEU das Artes. “Por isso não houve problema na questão do atendimento da população. Estamos muito felizes e eu tenho um carinho muito grande por esse bairro, porque foi o primeiro lugar onde eu morei, em Paranaguá”, afirmou Lígia.
- Programa Municipal de Equoterapia é inaugurado em Paranaguá
- Com baixo estoque para sangues tipo O+ e O-, Paraná solicita doação de sangue
Segundo a secretária, o espaço possui três equipes da Estratégia da Saúde da Família, três consultórios, consultório odontológico, consultório de ginecologia. “Até a questão da dispensação das fraldas, porque nas outras unidades não tinha essa previsão na arquitetura, aqui nós fizemos um local para ter”, acrescentou Lígia.