Na última quarta-feira, 24, o Auditório do MAE da UFPR recebeu a Aula do BagrICH, onde ocorreu a apresentação do projeto “Pirata Corcorã: Como Ser um Homem Grande”.
Este evento, que incluiu uma peça de teatro e a apresentação do livro homônimo, convidou os presentes a refletirem sobre a construção de uma cultura de paz.
“Angélica Ripari é professora da Rede Estadual e estudante da ANE 4. Seu Projeto é trabalhar a questão da comunicação não-violenta a partir de um livro infantil que ela produziu. O livro é um convite para a reflexão sobre a construção da cultura da paz, em especial para a agressividade dos meninos. Partimos da ideia de que temos um código social que direciona como devemos agir em sociedade, como se tivéssemos a disposição de um mapa cultural. E neste mapa, temos muitas práticas que reforçam ou até incentivam um caminho de violência, mesmo quando desejamos a cultura de paz. Ao pensarmos nas crianças em sua formação, como educar em meio a esse impasse de definição? Educar para manter os códigos sociais tradicionais ou educar projetando outra sociedade? Propiciar a reflexão madura e construtiva é sempre o melhor horizonte. Apresenta seu Projeto também através de uma peça de teatro. Muito didático e envolvente. Hoje a apresentação do Projeto é para o BagrICH”, destacou o professor Valdo Cavallet. Nota 10.