conecte-se conosco

Paranaguá 376 anos

Uma cidade que acolhe quem empreende e cultiva produtos regionais do Paraná

Izaías comercializa pinhão e outros produtos do seu sítio em Paranaguá

Publicado

em

"Aqui em Paranaguá, graças a Deus, sou muito bem tratado, melhor do que todos os lugares", afirma Izaías de Carvalho

Na rua se faz uma das formas de comércio com mais contato direto com o consumidor, algo que se intensifica na venda de produtos regionais e sazonais, sendo um dos exemplos claros o pinhão, produto típico do Paraná e do sul do Brasil, que possui ampla demanda por consumo no outono e no inverno. Em Paranaguá, há cerca de nove anos, já se tornou uma tradição aguardar o caminhão e a barraca do pinhão do Izaiás de Carvalho, da Carvalho Atacado e Varejo, de Palmas, no sudoeste paranaense, que comercializa a semente limpa e com qualidade. 

Atuante entre abril até o fim do julho, o empreendedor comercializa também a noz pecã, o feijão e o mel, tudo cultivado em seu sítio por meio de agricultura familiar, bem como traz produtos do interior como a erva-mate, o vinho, o vinagre, entre outros, destacando que Paranaguá é uma das cidades que mais o acolhe bem em todas em que circula pelo Paraná e o Brasil. Seu ponto de venda no município é na esquina entre as Ruas Manoel Correa e dos Expedicionários.

Além do pinhão, ele cultiva em seu sítio e vende noz pecã, mel e feijão, bem como traz erva-mate e vinho de outros produtores

Carinho com Paranaguá e receptividade

“Paranaguá, para mim, é uma das melhores cidades que eu tiro para trabalhar com o pinhão e os clientes. Eu trabalho há nove anos só aqui, no pinhão há 15/16 anos, mas na rua, no varejo, é há nove anos. Paranaguá é o local de trabalho mais antigo, inclusive eu encerro aqui, mesmo tendo gente de outros locais chamando. Dou preferência aqui, porque o pessoal é bem acolhedor. Aqui em Paranaguá, graças a Deus, sou muito bem tratado, melhor do que todos os lugares. O pessoal aqui me conhece bem, me ligam, é que a gente vende coisa boa, não trabalhamos com coisa ruim, é com qualidade. O pessoal de Paranaguá é inteligente e quer qualidade”, ressalta Izaías. 

Produtos regionais e agricultura familiar

Atuante entre abril até o fim do julho em Paranaguá, o empreendedor comercializa também a noz pecã, o feijão e o mel, tudo cultivado em seu sítio

“Com o pinhão atuo há 16 anos e com vendas há cerca de 30 anos. É um negócio diferente, são produtos naturais que a gente efetua a colheita no tempo certo. O pinhão começa a colheita e liberação no dia 1.º de abril e vai até o dia 25 a 30 de julho, sendo que depois são produtos armazenados, mas até esta data são produtos novos, fresquinhos. Temos também as nozes que cultivamos no sítio que começa a colheita em abril e vai até fim de setembro. O foco são produtos frescos produzidos no sítio, como o mel e o feijão que são colhidos lá”, destaca Izaías, frisando que também atende ocasionalmente encomendas na produção de salame e queijo. Ele destaca que também traz produtos regionais de produtores de outros locais, como a erva-mate de General Carneiro e o vinho de Pinheiro Preto – SC.

Segundo ele, o inverno de 2024 foi muito positivo. “Vendemos umas 76 toneladas de pinhão em todos os locais que passamos. Trabalho aqui, em Foz do Iguaçu, São Paulo e Mato Grosso. Não é fácil, mas faz parte do trabalho. Saio de casa neste período e no mês fico em média de dois a três dias na minha casa, os outros 26 a 27 dias é na estrada sempre. Ficamos uma semana em cada local, entre eles Paranaguá, em Itaquera, em São Paulo – SP, em Campo Grande – MS ao lado do Parque Ecológico e na Juscelino Kubitschek, em Foz do Iguaçu, na divisa da fronteira”, ressalta.

“Vendemos umas 76 toneladas de pinhão em todos os locais que passamos. Trabalho aqui, em Foz do Iguaçu, São Paulo e Mato Grosso”, ressalta

Mensagem 

De acordo com o vendedor, ele fez vários clientes que se tornaram amigos em Paranaguá. “Temos vários amigos. Há alguns que vão me visitar na minha casa que tenho em Itapoá – SC. Meu cliente é meu amigo, é algo que fica no decorrer dos anos”, destaca. “Eu quero desejar ao povo parnanguara que Deus abençoe a todos. Que seja mais um ano abençoado e que a cidade só venha a crescer e ter melhorias para todo mundo. Deixo o meu abraço e agradecimento a todos os parnanguaras”, frisa.

Contato

Segundo Izaías de Carvalho, além do período de inverno, ele atua o ano inteiro com encomendas, podendo o contato ser feito pelo WhatsApp (46) 99931-8484 que é o da sua empresa e o (46) 99140-0200 que é o seu pessoal.

Em alta