Paranaguá se prepara para as eleições municipais de 2024, e de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), serão 108.344 eleitores estão aptos a votar neste ano, representando um aumento de aproximadamente 3,0836% em comparação ao último pleito eleitoral de 2022, quando o município tinha 105.103 eleitores registrados.
O aumento no eleitorado de Paranaguá acompanha uma tendência observada em todo o estado. No Paraná, o número de eleitores aptos a votar alcançou 8.645.891 em 2024, um crescimento de 2,0087% em relação a 2022, quando o estado contava com 8.475.632 eleitores.
Locais de votação
Os eleitores de Paranaguá poderão exercer seu direito de voto em diversos locais espalhados pela cidade.
Os cinco maiores colégios eleitorais de Paranaguá são: Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes com 5.419 eleitores, seguido pelo Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski com 5.233 eleitores, Colégio Estadual José Bonifácio com 5.083 eleitores, Colégio Estadual Carmem Costa Adriano com 4.484 eleitores e Colégio Diocesano Leão XIII com 4.088 eleitores.
O analista judiciário do TRE-PR, Marcos Daniel Nicola, comentou sobre os números nos colégios eleitorais da 5.ª ZE de Paranaguá. “Atualmente, o número de aptos para votar na cidade de Paranaguá para as eleições de 2024 é de 108.344 eleitores, considerando que na última eleição realizada em 2022 eram 105.103. Paranaguá possui 44 locais de votação, sendo quatro deles localizados em ilhas e comunidades marítimas. O maior colégio eleitoral da cidade é o Cidália Rebello Gomes, localizado na Ilha dos Valadares, com 5.419 eleitores. Em segundo lugar está o Colégio Maria de Lourdes Morozowski, no Jardim Araçá, com 5.233 eleitores”, disse Nicola, que também destacou os menores colégios eleitorais de Paranaguá. “Os três menores colégios eleitorais de Paranaguá são: Escola Rural Municipal Luiz Andrioli, no Morro Inglês, com 114 eleitores; Escola Municipal Rural Cipriano Librano Ramos, na Colônia Pereira, com 124 eleitores; e Escola Rural Municipal Antônio Fontes, com 217 eleitores. A 5.ª ZE conta com seis colégios eleitorais em área rural e quatro em ilhas e comunidades marítimas”, comenta.
Vistorias
Nicola informa que as vistorias já começaram e que acontecerão nos 44 colégios eleitorais. “Um dos pilares da gestão da presidência do TRE-PR, sob a liderança do Excelentíssimo Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, é a acessibilidade. Tendo em vista essa nova resolução, eu e a nossa equipe da Justiça Eleitoral de Paranaguá, chefiada pelo Juiz Eleitoral Excelentíssimo Doutor Leonardo Marcelo Mounic Lago, estamos realizando vistorias prévias em todos os 44 locais de votação de Paranaguá. As vistorias consistem em avaliar o local para garantir que está em perfeito funcionamento para receber as sessões eleitorais. Teremos 322 seções eleitorais nesta eleição. Um dos itens que estamos verificando é a acessibilidade dos colégios, como rampas de acesso, condições dos banheiros e medidas para inclusão social dos eleitores. Além disso, também estamos verificando o acesso à internet nas escolas para a transmissão dos dados diretamente ao TRE-PR”, informa Nicola, enfatizando que as vistorias são fundamentais para o bom funcionamento do processo eleitoral. “Estamos criando um elo entre a Justiça Eleitoral e os colégios, com os administradores de prédio e diretores nos recepcionando muito bem. Já visitamos as escolas rurais das colônias e, em seguida, visitaremos todos os outros colégios eleitorais. Essas visitas e conversas são essenciais para que tudo flua normalmente no dia da eleição”, conclui Nicola, enfatizando que esses dados e iniciativas demonstram a importância do processo eleitoral e o crescimento da participação cidadã e inclusiva.