“Nós temos mais de 45 mil imóveis em Paranaguá ligados à nossa base cadastral”, disse o diretor Eric Maffaziolli
A concessionária Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, lançou neste mês a campanha Esgoto Legal. A ação visa aumentar a adesão dos clientes à rede existente e contribuir para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida da população e da preservação ambiental. O diretor operacional da Paranaguá Saneamento, Eric Maffaziolli, atendeu a imprensa na tarde de segunda-feira, 22, para divulgar a campanha e esclarecer dúvidas.
“A gente vai começar as visitas de campo agora, nessa semana. Já estamos realizando a comunicação pelas faturas e pelo e-mail, por SMS, telefone, para a população. As visitas vão iniciar na região do Parque São João e a ideia é que a gente acabe passando por toda a cidade ao longo do projeto”, disse o diretor.
A campanha, que começou nesta segunda quinzena de julho, inclui inspeções, previamente informadas pela concessionária, em residências e estabelecimentos comerciais nas áreas atendidas pela empresa. Durante essas visitas técnicas, os agentes da Paranaguá Saneamento verificarão se os clientes estão conectados à rede de esgoto.
“Verificamos que boa parte da população, apesar de possuir a rede disponibilizada, não realizou a sua conexão, ou muitas vezes realizou a conexão, mas de forma inadequada. Então a nossa visita e a entrada no imóvel é para que a gente possa realmente verificar se essa conexão está feita e se está feita da forma adequada. Então se o morador possui uma caixa de gordura, se ele tem a separação da água pluvial, do esgoto no caso, de uma rede separadora, ou se há algum outro tipo de despejo que precise ser adequado para que seja realizado o bom funcionamento da rede”, explicou o diretor Eric Maffaziolli.
Segundo a Paranaguá Saneamento, a ideia é atender toda população parnanguara “Será toda população de Paranaguá que já dispõe de redes de esgotamento sanitário. Então, a gente vai começar em uma região e a ideia é que sigamos para outras regiões após essa campanha para que toda a cidade que possui rede seja contemplada pelo projeto”, disse.
Nas inspeções, a equipe avaliará as conexões de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos à rede separadora instalada pela concessionária. É importante destacar que a ligação das residências à rede pública é obrigatória por lei, conforme a legislação municipal nº 2.000/1997 e a Lei Federal nº 11.445/2007.
Vale ressaltar que, além dos benefícios ao meio ambiente, a coleta do esgoto está diretamente relacionada à saúde, qualidade de vida e valorização dos imóveis. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil (2024), o despejo irregular do efluente e a ausência do tratamento adequado podem acarretar doenças como diarreia, febre amarela, dengue, leptospirose, malária e esquistossomose.
“Nós temos mais de 45 mil imóveis em Paranaguá ligados à nossa base cadastral. A ideia é que a gente realize essas visitas a partir de agora, no mês de julho, e que ela perdure ao longo do ano que vem até que a gente finalize o projeto com todos que possuem uma rede disponibilizada. Estamos realizando as comunicações não só na fatura dos clientes como também pelas mídias oficiais do município e pelas mídias da concessionária”, concluiu o diretor operacional da Paranaguá Saneamento, Eric Maffaziolli.
ETAPAS DO PROJETO
O projeto terá três fases de visitas técnicas, sendo a primeira onde o agente da Paranaguá Saneamento deverá ter acesso ao imóvel para realizar a verificação da destinação final de todos os efluentes domésticos e pluviais (água da chuva). Além disso, o fiscal vai analisar a existência e/ou condições da caixa de gordura e caixa de inspeção do imóvel.
Nessa primeira fase, caso o cliente esteja irregular, ele será notificado pelo técnico e terá 60 dias para regularização. Após esse prazo, será realizada uma nova visita para conferir se as inconformidades foram readequadas. Caso contrário, se inicia a terceira fase, em que o cliente será notificado, conforme o artigo 122 da Lei Municipal nº 2.000/1997, podendo acarretar multas.
O Esgoto Legal tem o intuito de orientar e conscientizar os moradores sobre a importância da interligação de seu imóvel, para a qualidade de vida de todos e, por consequência, cumprimento da legislação municipal nº 2.000/1997 e Lei Federal nº 11.445/2007, em que o cliente é responsável por conectar sua instalação interna de esgoto à rede pública disponível.
Com informações da Paranaguá Saneamento