Eleições 2024

5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá promove a campanha de convocação de Mesários Voluntários e PCDs nas eleições

A iniciativa é parte dos pilares de gestão do TRE-PR

1mtg2oqk

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está intensificando os esforços para recrutar voluntários para atuar como mesários e colaboradores nas eleições municipais de 2024.

A campanha segue forte no estado, especialmente em Paranaguá, onde há necessidade de 1.288 mesários, distribuídos em 322 seções eleitorais. No entanto, ainda há uma lacuna significativa a ser preenchida. A meta é alcançar dois PCDs por local de votação, mas atualmente, apenas 11 PCDs se inscreveram.

A 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, em particular, está também promovendo uma campanha inclusiva, convidando pessoas com deficiência a participarem desse processo democrático, conforme informações fornecidas pelo analista judiciário do TRE-PR, Marcos Daniel Nicola, atuando na 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá.

Ele enfatiza que essa iniciativa é parte dos pilares de gestão do TRE-PR para 2024/2025, que visam promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Desde abril deste ano, pessoas com deficiência podem se cadastrar como mesárias voluntárias, indicando suas necessidades especiais durante o registro.

Inscrição

Os eleitores interessados em se inscrever devem preencher o formulário disponível no site do TRE-PR. Para acessar o formulário, basta entrar no site do TRE-PR, na aba “Serviços Eleitorais”, selecionar a opção “Mesário” e clicar em “Faça sua inscrição”.

Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Os eleitores (PCD´s) devem indicar sua deficiência selecionando as opções de resposta da pergunta “Possui alguma deficiência?”. Em caso de dúvidas, o TRE-PR disponibiliza o Disque-eleitor pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou o WhatsApp Oficial do Fórum Eleitoral de Paranaguá pelo número (41) 98778-4953.

Participação e Inclusão

Marcos Nicola reforça a importância da participação de todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência auditiva, visual, autismo, entre outras condições. Ele enfatiza que os eleitores podem indicar intérpretes de sua confiança, que não precisam ser profissionais, para auxiliá-los nas sessões eleitorais.

Treinamentos

Os treinamentos para os mesários ocorrerão em setembro no Fórum Eleitoral de Paranaguá. Estarão disponíveis tanto treinamentos presenciais quanto à distância, garantindo que todos estejam bem preparados para o dia da eleição.

Critérios e Requisitos

Em princípio, todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Os interessados em se voluntariar devem estar em dia com a Justiça Eleitoral, não podendo ter o título cancelado ou ser membros de diretórios de partidos políticos, entre outras restrições.

Quem não pode ser?

– Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;

– Os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;

– As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;

– Os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Convite

Marcos Nicola, que já atuou como mesário em diversas eleições, antes de ser funcionário do TRE-PR, destaca a importância de participar ativamente do processo democrático. “Convidamos todos os cidadãos a se inscreverem como voluntários e contribuírem para o fortalecimento da democracia e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Essa é uma oportunidade valiosa para todos os cidadãos, especialmente para aqueles com deficiência, de se envolverem diretamente no processo eleitoral e exercerem sua cidadania de forma plena e inclusiva”, enfatiza o analista judiciário do TRE-PR.

Benefícios para Mesários Voluntários

Os voluntários que atuarem como mesários no dia da eleição terão direito a uma série de benefícios, incluindo:

– Meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná.

– Dispensa do serviço pelo dobro dos dias trabalhados na Justiça Eleitoral, sem prejuízo salarial.

– Vale-refeição de R$ 60 por turno de eleição.

– Horas complementares em cursos universitários.

– Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos e vantagem no critério de desempate, quando previsto no edital.

Atenção

O cadastro para mesário voluntário pelo TRE-PR é válido apenas para eleitores do Paraná, para o município de alistamento voluntário. Caso seja eleitor de outro estado, a inscrição deverá ser realizada pelo TRE de origem.


5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá promove a campanha de convocação de Mesários Voluntários e PCDs nas eleições

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.