Cultura

Casa de Fandango Mestre Eugênio será reinaugurada no dia 20 de julho na Ilha dos Valadares

Evento iniciará às 20h e será aberto ao público

8m4ce7ai

Uma novidade para a cultura de Paranaguá. A Casa de Fandango Mestre Eugênio será reinaugurada no dia 20 de julho. O espaço passou por algumas mudanças e reformas, depois de seu bisneto Felipe Orlandino conseguir ganhar o Prêmio Mestre Lucindo do Edital Sergio Mamberti do Ministério da Cultura (MINC), conseguindo verba para manutenção e melhorias na Casa do Fandango.

Para essa data, terá o retorno dos famosos bailes de Fandango Caiçara. “A expectativa é de muita alegria. A Associação Carijós, que é famosa pelos antigos bailes que movimentavam e agitavam a Ilha dos Valadares, e os frequentadores que são pessoas de diversas idades, principalmente da terceira idade”, destacou o produtor e organizador do evento, Felipe Orlandino Machado dos Santos.

Primeira Casa de Fandango do Paraná

Para quem ainda não sabe, trata-se da primeira Casa do Fandango do Paraná, sendo construída na década de 1970, no bairro Sete de Setembro, Rua José Vicente Elias, próximo ao Clube do Sete, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, pelo Mestre Eugênio dos Santos quem dá nome ao grupo, e seu sobrinho o Mestre Miguel Martins. Eugênio foi comendador da ordem do mérito cultural, recebendo das mãos do Presidente Lula em 2006.

A programação para o dia 20 de julho já foi divulgada. “A programação inicia às 20h com o Grupo Mestre Eugênio, o famoso Fandango Jovem, terminando em torno de 00h, músicos de outros grupos participarão, e todos estão convidados para dançar e tocar”, convidou Felipe.

jrsbp44
A programação para o dia 20 de julho já foi divulgada. / Fotos: Divulgação

“Esse Baile Tradicional de Fandango é uma prova de que a Cultura Caiçara, em especial o Fandango Caiçara, resiste e se sustenta, com diversos jovens levando nossa cultura, carregando também o legado imensurável que o Mestre Eugênio deixou sendo um grande símbolo da luta pela cultura”, completou o organizador do evento.

O baile contará com a participação do Grupo Mestre Eugênio e músicos do Grupo Mandicuera, Mestre Romão, e demais músicos interessados em se apresentar no evento.

“Previamente ao evento, será realizado um ensaio aberto no dia 17 de julho, às 17h30, já no dia do evento será realizada a venda de alimentos e bebidas, tendo seus valores revertidos ao grupo”, contou Felipe.

A organização do evento informou que os preparativos estão a todo vapor para que dia 20 deste mês a população possa conhecer o espaço reformado e dançar ao som das rabecas. “Estamos realizando ensaios, organizando a Casa e preparando tudo para poder receber com todo o acolhimento e musicalidade”, disse.

O retorno dos famosos bailes de Fandango Caiçara já tem data para acontecer
O retorno dos famosos bailes de Fandango Caiçara já tem data para acontecer

O produtor e organizador do evento, Felipe Orlandino Machado dos Santos, aproveitou para convidar os interessados em fazer parte do grupo. “O Fandango Caiçara resiste! Apoie nossa cultura, prestigie o Baile de Fandango com a juventude fandangueira, também estão abertas as vagas no Grupo, para quem se interessa em aprender a dançar e tocar, para pessoas de qualquer idade, entre em contato pelo Instagram ou Facebook”, finalizou.

Casa de Fandango Mestre Eugênio será reinaugurada no dia 20 de julho na Ilha dos Valadares

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Casa de Fandango Mestre Eugênio será reinaugurada no dia 20 de julho na Ilha dos Valadares

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.