conecte-se conosco

Meio Ambiente

Paraná vai integrar projeto nacional de gestão de recursos marinhos

Entre as medidas está o mapeamento de recursos da costa brasileira.

Publicado

em

A iniciativa visa promover o uso compartilhado, sustentável, inclusivo e socialmente justo do ambiente marinho do Brasil. / Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Projeto-piloto elaborado pelo governo federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), o Planejamento Especial Marinho (PEM) foi lançado nesta quarta-feira, 10, no Paraná, durante cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A iniciativa visa promover o uso compartilhado, sustentável, inclusivo e socialmente justo do ambiente marinho do Brasil.

Entre as medidas previstas estão o mapeamento dos recursos naturais da costa brasileira, permitindo que os governos usem dados socioeconômicos e ecológicos da região para gerir a exploração do espaço marinho de forma sustentável.

Com uma gestão colaborativa, o PEM integrará informações de órgãos federais como o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e BNDES; da Marinha do Brasil; e de prefeituras do Litoral.

O Governo do Paraná será representado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A iniciativa, por opção da União, será implementada primeiramente nos estados da região Sul, como fase de testes. O investimento total é de R$ 7 milhões para os três estados.

O Governo do Paraná será representado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) / Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

“Na atual gestão, o governador Ratinho Júnior buscou fazer uma estruturação muito forte do nosso Litoral, procurando atrair turistas”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza. “Apesar de o litoral paranaense ser o menor da região Sul, ele tem uma baía riquíssima, que precisa ser cuidada e conservada”, acrescentou.

PEM

O PEM faz parte da Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM) e integra o XI Plano Setorial para os Recursos do Mar, com execução prevista para ocorrer entre 2024 a 2027. A iniciativa é desenvolvida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com demais órgão federais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O estudo será financiado com recursos da iniciativa BNDES Azul, através do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (BNDES FEP). Até 2030, o Planejamento também será implementado nas regiões Norte, Sudeste e Nordeste.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Esse é um momento crucial para a sustentabilidade do oceano no Brasil. Hoje iniciamos, na prática, a construção do conhecimento da nossa Amazônia Azul”, afirmou a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello.

Fonte: AEN

Em alta