Esse ano, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Paranaguá, celebra 63 anos de festa em louvor a sua Padroeira. Os festejos terão início na sexta-feira, 12, e o encerramento no dia 21 de julho. As celebrações começarão às 19h30, com a Santa Missa e Novena.
O padre Fábio Lima, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Paz, destaca o ano jubilar da paróquia, mais um motivo para celebrar a festa deste ano. “A festa de Nossa Senhora da Paz traz para todos nós esta certeza de que estamos celebrando a Mãe do Senhor e também caminhamos ao encontro dEle. Esta é a nossa primeira motivação, uma vez que nós estamos no ano jubilar, a Paróquia Nossa Senhora da Paz celebra 50 anos de existência canônica, o que, para todos nós, é motivo de festa”, destacou o padre.
- 59% dos paranaenses fizeram doações ao Rio Grande do Sul
- Matinhos iniciará 21.ª Festa da Tainha na sexta-feira
O tema da festa deste ano é: “Sob a proteção da Senhora da Paz, celebramos com fé, amor e devoção o ano Jubilar”. O padre Fábio contou da expectativa da chegada de mais uma edição da festa em louvor a Padroeira. “Nós estamos com o coração alegre, vamos dizer cheio dessa expectativa, porque a presença dos paroquianos é que faz com que a festa aconteça. Então a presença das nossas crianças, da catequese, dos pais, das mães, a presença daqueles amigos e amigas que durante o ano inteiro aqui vivenciam a fé”, disse o padre Fábio Lima.
Em 2016, o teto da igreja de Nossa Senhora da Paz desabou e as obras seguem acontecendo no local. Após oito anos deste sinistro, a programação religiosa ocorrerá no interior da Igreja Matriz, assim como aconteceu nos dois últimos anos.
“Esta participação da comunidade que cuida mesmo da igreja, que vivencia o sentimento de pertença, os nossos dizimistas, as nossas dizimistas, enfim, a expectativa, a chegada da festa é a certeza de que nós vamos viver um grande momento espiritual e este momento espiritual alimenta a nossa caminhada durante todo o ano”, continuou.
PROGRAMAÇÃO
A programação da festa deste ano inicia no dia 12 de julho, com as nossas Santas Missas começando às 19h30, e todos estão convidados para estes momentos especiais da igreja. “As Santas Missas estão sendo preparadas, pensadas na presença de todos esses fiéis convidados, então a noite da catequese, a noite para a família, a noite para os jovens, ou seja, todas as noites essas Santas Missas estão sendo preparadas com este empenho”, explicou o pároco.
Posteriormente a Santa Missa ocorre no salão social o momento de confraternização com bolos, salgados, milho, empadão, pastel, torta, cachorro quente, doces, bebidas e também música ao vivo, sendo um ambiente familiar preparado para toda a comunidade.
“A nossa programação religiosa sempre com este olhar, a presença de Maria Santíssima em nossa vida e em nossa paróquia. A nossa programação social depois das nossas celebrações sempre acontecerá em nosso salão, nós teremos então comidas típicas em uma noite, na outra noite um risoto e assim sucessivamente”, contou.
No dia 20 de julho, último dia do novenário, terá a presença do bispo Dom Edmar Peron, celebrando a Santa Missa. No dia 21, dia da festa, no domingo, ocorrerá a Missa Solene, às 10h, e em seguida será servido o almoço. “A Paróquia da Paz tradicionalmente é conhecida pelo seu almoço, por suas promoções, então este ano uma vez mais estaremos nesses dois momentos, a programação religiosa com as santas missas sempre às 19h30, e após as santas missas estaremos em nosso salão para nos confraternizarmos”, frisou o padre Fábio.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
PROCISSÃO
No dia 20 de julho, após a última novena, além da presença do bispo, será realizada uma procissão pelas ruas da cidade. “Nós fazemos a procissão, o bispo preside a Santa Missa, e ficamos naquela expectativa de encerrarmos a festa no dia 21. É um momento de transição, 20 e 21 de julho, porque é o encerramento do novenário, mais a Missa Solene com o nosso almoço para dizer, Mãe Querida, este ano, uma vez mais, celebramos a tua presença em nossa vida e em nossa comunidade”, finalizou padre Fábio Lima, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Paz.