A 12.ª Festa Nacional da Tainha teve início no dia 28 de junho, em Paranaguá. A festividade gastronômica termina neste fim de semana, com programação que se estende até domingo, 7, com toda estrutura montada na Praça de Eventos Mário Roque, local dos grandes eventos do município. A realização é da Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).
“Este evento tradicional no município é um passo muito importante para a valorização e fortalecimento da cultura local, além de desenvolver a economia e a sustentabilidade das comunidades pesqueiras de Paranaguá”, informou a Secultur.
Para os últimos dias da festa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou as atrações que se apresentarão no Palco Tutóia, valorizando os artistas locais e regionais. Além da atração principal que é a tainha, servida de várias formas.
“A expectativa é que a gente supere os números dos anos anteriores, que chegamos a quase 20 toneladas de tainha na festa, acredito que esse ano a gente consiga superar tranquilamente”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
FIM DE SEMANA
Neste fim de semana, a programação será diversificada na Festa Nacional da Tainha, que promete trazer muita animação e entretenimento para todos os gostos. O evento, que segue nos dias 6 e 7 de julho, reúne uma série de atrações que varia desde samba e pagode até a música sertaneja.
No sábado, 6, as apresentações começam ao meio-dia com o Rafael Palotino, cujo repertório promete encantar os amantes da música popular brasileira. Às 14h tem o grupo de pagode Nosso Toque, mais tarde às 16h será a vez do Meu Caneco se apresentar no palco principal trazendo uma mistura eclética de estilos que vai do forró ao rock. Em seguida, às 18h, a dupla João e Marcelo promete emocionar o público com suas canções românticas e envolventes.
O Pagode do Marlon, marcado para as 20h, deve atrair os fãs de pagode com seu repertório recheado de sucessos. E para fechar a noite de sábado, às 22h, o Baile do Pita promete colocar todo mundo para dançar com um setlist animado e envolvente.
No domingo, 7, as atividades começam ao meio-dia com a apresentação do grupo Pés de Ouro, que promete trazer muita energia e animação para o público. Às 14h30, o Trio Quintina assume o palco, proporcionando uma tarde de muita música e diversão.
Às 16h30, o ritmo continua com Manga Lee, que traz uma mistura de sons e estilos que agradam a todos. Já às 18h30, Jaizer promete envolver a plateia com suas interpretações marcantes. Para encerrar a programação musical da Festa da Tainha, às 20h30, a dupla Edison e Lucas trará o melhor da música sertaneja.
CONVITE PARA A FESTA
“A gente pode encontrar na Praça Mário Roque as cozinhas da comunidade pesqueira, e além da tainha, que é o carro chefe do evento, tem uma programação musical muito extensa, parque de diversões, outras opções de alimentação, a Feira da Lua, então a diversidade de gastronomia é muito grande e para toda a família, valorizando os pescadores da nossa região”, contou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
Cerca de 12 comunidades pesqueiras de Paranaguá estão atuando nesta edição da Festa Nacional da Tainha. As cozinhas funcionam a partir das 10h30 e ficam abertas até a meia-noite, servindo almoço e janta.