O Instituto Guaju e o projeto Amigos do Mar, de Guaratuba, realizaram um acampamento de inverno com a temática “Uma Aventura através das Emoções”. A inspiração foi no filme Divertidamente 2, lançado nos cinemas recentemente. O encontro reuniu 40 crianças e 12 monitores de Guaratuba no último fim de semana.
O idealizador do Projeto Amigos do Mar e coordenador do acampamento, Fabiano Cecílio da Silva, afirmou que a ideia foi apresentar uma experiência única de contato com a natureza. “Com a chegada do inverno, as crianças e adolescentes pertencentes ao projeto puderam viver a experiência de acampar ao ar livre e sentir a natureza de forma memorável no último final de semana”, destacou Fabiano.
- Colheita do açaí juçara pode ser fonte de renda para comunidades do litoral
- Obra da Ponte de Guaratuba inclui monitoramento da flora para preservação
O projeto Amigos do Mar tem 17 anos de história e seu principal objetivo é contribuir com a formação de crianças e adolescentes tendo a educação ambiental como ferramenta. Mais de 750 pessoas já participaram dos acampamentos realizados pelo projeto.
“O acampamento de inverno surgiu com a ideia de integrar nossas crianças com o lúdico de estar dormindo em meio a natureza e para que também aprendam a valorizar aquilo que tem em suas casas enquanto conforto. Também foi uma oportunidade de se ‘desconectarem’ do mundo tecnológico, uma vez que não tinha acesso a celulares, TVs ou jogos”, disse Fabiano.
Foco nas emoções
Ele também explicou sobre a temática utilizada no acampamento. “Com a temática ‘Uma Aventura através das Emoções’ inspirada no filme Divertidamente 2 muito aprendizado para a vida foi transformado em provas, caça ao tesouro, desafios individuais e em equipe, além de grupos de reflexão tornaram as emoções e sentimentos vividos por cada participante um momento para evoluir no pensamento e nas atitudes”, frisou Fabiano.
O encerramento foi realizado com a participação dos pais das crianças e adolescentes em um café coletivo. “Para celebrar a alegria de em família vivermos o presente com atitudes que mudarão o futuro de nossas crianças”, declarou Fabiano.
O coordenador do acampamento finalizou agradecendo os participantes. “O instituto Guaju agradece aos monitores voluntários que se dedicam a esta causa de transformar o mundo tendo a educação ambiental como ferramenta e de modo especial à direção do Villa Vane Ecopark pela parceria e disponibilização do local para realização do acampamento”, concluiu Fabiano.
Com informações do Instituto Guaju