conecte-se conosco

Turismo

Jornada Regiões Turísticas do Litoral reforça potencial do setor aos municípios

Segunda edição do evento do Governo do Estado foi realizado em Paranaguá

Publicado

em

Jornada Regiões Turísticas

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), realizou na sexta-feira, 21, a Jornada Regiões Turísticas. O evento contou com a presença de lideranças dos municípios da região e empresários para debater assuntos e experiências relacionadas ao setor.

Entre os temas tratados estavam o desenvolvimento de destinos turísticos, importância dos eventos, Sistema de Inteligência Turística, Cadastur, além de uma oficina pocket de projetos. O período da tarde foi voltado para outras oficinas tendo como base cases de sucesso, como o Rota Caiçara, Parque de Vila Velha, Rota Coração da Mata Atlântica e Estância Carmelo.

A diretora geral da Setu, Camila Aragão, entende que o litoral tem muito a se desenvolver, com grande potencial somado às obras estruturantes que estão em andamento. 

“Escolhemos Paranaguá por conta da parada dos navios, que eu acho que transformou a cidade, ficou muito movimentada, os comerciantes ficaram felizes, desenvolvemos novos produtos aqui para os turistas virem. A gente escolheu Paranaguá como sendo o nosso segundo evento para a gente conseguir passar aquilo que a Secretaria está pensando como política de turismo, e as pessoas se capacitarem para desenvolver ações dentro do próximo ano e no verão, principalmente”, afirmou Camila.

Segundo ela, as cidades históricas têm explorado bem todas as estações do ano. “Teve festival de jazz, de blues, a própria Ilha do Mel tem uma programação no inverno também rica, a gente está com o inverno tímido ainda, isso também faz com que as pessoas continuem vindo para o litoral, quando não tem chuva também ajuda muito. A gente entende que aqui é um grande destino, seja gastronômico, seja de aventura, seja o pessoal de praia mesmo, aqui é um destino para o ano todo. Estamos trabalhando muito a questão do navio, mas para desenvolver o litoral como um todo, porque aqui é tudo muito perto”, ressaltou Camila.

Adetur 

O presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz, disse que a Setu tem visitado todos os municípios do litoral para conhecer os atrativos. “Isso para que a gente possa fazer um trabalho junto com os prefeitos para trazer mais turistas e, até mesmo, os próprios moradores, pois muita gente mora aqui e não conhece todos os atrativos”, declarou Nelson.

Jornada Regiões Turísticas
O presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz; a diretora geral da Setu, Camila Aragão; e o diretor executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto, falaram sobre a importância do evento

O diretor executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto, o Juca, disse que o Jornada Regiões Turísticas é uma iniciativa que busca aproximar o Estado com o trade turístico. 

“É o começo de um trabalho de fortalecimento, de entendimento que aconteceu aqui no litoral. Eles vieram conhecer os passeios que não estão nos principais pontos. A gente foi conhecer a Cachoeira do Sagrado, em Morretes, o Morro do Holandês, a Quintilha. A gente vai justamente discutir quais são as rotas, o que há de possibilidade de fazer aqui no litoral. Por exemplo, a rota rural de Paranaguá tem uma possibilidade muito grande, já está bem estruturada, a rota no Guaraguaçu, do Cabaraquara. São coisas que estão funcionando, precisando de um suporte maior de divulgação”, declarou Juca.

Sendo assim, a intenção é abrir novas rotas de turismo no litoral para que os visitantes possam ficar mais dias na região. “Tivemos cases para trazer o que está acontecendo fora, coisas que já estão andando, o que fez mudar as regiões. São coisas que estão funcionando, acho que esse é o principal, aprender com quem está funcionando. Aprender com quem está dando certo. A partir do momento que há interesse do Estado, para nós é excelente, já é meio caminho dado”, ressaltou Juca.

Crescimento do setor

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, participou do evento e afirmou que, desde o início da gestão, busca fazer com que o turista permaneça mais tempo no município. 

“Se nós temos mais rotas, mais investimento do turismo no litoral, o turista vem e fica um dia, dois dias, se for cinco dias, melhor ainda, porque o gasto no município, no litoral, é maior. A gente fica muito feliz do que o Estado e a Secretaria de Turismo estão fazendo para o litoral. Temos que pensar regional, tem atrativos em todas as cidades do litoral”, frisou Brindarolli.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, lembrou do desafio trazido pela Secretaria de Estado do Turismo que foi importante para colocar o município em posição de destaque no setor. “O Verão Maior, com os shows gratuitos, parece fácil, mas é algo que foi trabalhado o ano inteiro. Nós tivemos resistência com isso, mas avançamos muito. Em Guaratuba, a gente saiu do zero, a Secretaria Municipal de Turismo tinha uma mesa e uma cadeira. Hoje, temos estrutura, projetos e apoio do governador, recursos e diálogo”, enfatizou Justus.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, salientou que eventos como as Jornadas Regiões Turísticas trazem o que o litoral precisa para a evolução contínua do setor.

“O turismo é um setor que está aquecido no litoral do Paraná, tivemos uma temporada espetacular, com certeza nós teremos muita movimentação no inverno também, graças à programação que os municípios têm configurado. Um evento como essa Jornada traz a capacitação para formatação de produtos, é o que nós precisamos para explorar ainda mais o nosso turismo, gerar emprego e renda para a região, esse destino que a gente acredita muito como uma regionalização, um bloco só, que se complementa como um destino turístico”, afirmou Maria.

Sebrae

A consultora de negócios do Sebrae PR no litoral, Catiane dos Santos, lembrou que o Sebrae é apoiador do evento e estimula políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico.

Jornada Regiões Turísticas
“Faz total sentido os municípios estarem aqui para discutir uma vocação comum, e o Sebrae está aqui como um apoiador”, disse a consultora de negócios do Sebrae PR no litoral, Catiane dos Santos

“Nós precisamos nos reconhecer um pouco mais enquanto território. Faz total sentido os municípios estarem aqui para discutir uma vocação comum, e o Sebrae está aqui como um apoiador, como uma instituição que entende essa vocação. Os sete municípios têm vocação turística, a gente vem numa crescente, é um tema que é um borbulhamento nos últimos meses, esse despertar favorece muito o nosso litoral, porque na cadeia do turismo, de alguma forma, todos são impactados do início ao fim”, destacou Catiane.

Sobre o evento

Em abril deste ano, foi realizada a primeira edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná. Mais de 150 empreendedores, agentes turísticos, entidades municipais e regionais do setor participaram em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A programação contou com oficinas, orientações e dinâmicas de rodadas de negócios, uma forma de capacitar os envolvidos para que explorem de maneira segura, consciente e com visão de mercado o potencial turístico de seus municípios.

Em alta