Em comemoração às festas populares do mês de junho, com a finalidade de resgatar e valorizar as tradições da cultura junina, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secultur), promoverá entre os dias 17 e 23 de junho, o 1.º Festival de Quadrilhas Juninas de Paranaguá, contida na programação da FEJUPA 2024 – a Festa Junina de Paranaguá.
O evento acontecerá na Praça de Eventos Mário Roque com a participação da comunidade local, da rede municipal de educação e muito mais. Os organizadores informam que haverá barracas com comidas típicas, shows e apresentações de quadrilhas.
- Matinhos celebra 57 anos com grandes shows e programação especial
- 38.ª Festa Feira Agrícola e Artesanal movimentou Morretes no fim de semana
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacou que o evento resgatará a cultura das tradicionais festas juninas. “A volta da Fejupa para o calendário municipal de eventos é algo que resgata a cultura da Festa Junina na cidade de Paranaguá, todas essas mobilizações comunitárias. A gente vê os bairros, as paróquias se mobilizando para esse evento e trazendo para a Praça Mário Roque toda essa alegria das Festas Juninas”, destacou.
Em abril, ocorreu uma reunião entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação para afinar os detalhes do aguardado evento da Fejupa – a Festa Junina de Paranaguá. “O encontro foi marcado pela troca de ideias e planos para garantir o sucesso e a participação ativa da comunidade. Um dos principais pontos em pauta foi a participação dos estudantes e das instituições de ensino nas apresentações de quadrilha, uma tradição que promete encantar os espectadores”, informou a Semedi.
1.º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS
As apresentações acontecerão nos dias 17 e 23 de junho na Praça de Eventos Mário Roque a partir das 19h30. As quadrilhas terão entre 10 e 20 minutos para a apresentação, já sendo contabilizado o tempo de encenação do casamento.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
ATRAÇÕES
“Além das quadrilhas que as escolas vão trazer, teremos as barracas de comidas típicas, os shows que estamos programando, vai ser, com certeza, um evento muito bom que vai trazer não só a comunidade, mas os visitantes para Paranaguá”, disse a secretária Maria Plahtyn.