A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou, no dia 14, uma Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) na Ilha do Mel, na região da Praia de Nova Brasília, para conferir as condições de segurança da navegação das embarcações da localidade. Ao todo, 13 inspeções aconteceram ao longo do dia e duas embarcações foram notificadas por apresentarem problemas na documentação de registro junto à Autoridade Marítima. Os proprietários devem comparecer à CPPR para regularizar o cadastro.
A equipe de militares da Marinha do Brasil ainda utilizou a Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário na Ilha do Mel para verificar denúncia de embarcações abandonadas no local. Não foi constatado o abandono de embarcações e foram encontrados barcos em manutenção ou em construção no local.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, afirmou que a AFTA realizada no dia 14 inicia a preparação e o planejamento da Capitania dos Portos do Paraná para a Operação Verão 2018/2019, uma campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados. “A Marinha do Brasil estará presente novamente no Litoral do Paraná durante o Verão com o objetivo minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos. A Diretoria de Portos e Costas alerta que a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isto, vamos fiscalizar com intensidade a navegação para cobrar o cumprimento das normas de navegação, a fim de salvaguardar a vida humana”, destaca.
Da Assessoria da Capitania
Foto: Capitania dos Portos do Paraná