O Mercado do Café é um dos principais pontos turísticos em Paranaguá e, para melhorar a estrutura, obras são realizadas no local a fim de oferecer um ambiente melhor à população e aos turistas. Os serviços começaram em abril deste ano e a empresa responsável tem até o fim do ano para entregar as melhorias. Na quarta-feira, 24, o prédio foi fechado para que a empresa de energia elétrica pudesse fazer a finalização das ligações de toda a parte elétrica que precisou ser refeita.
Na quinta-feira, 25, o Mercado retorna seu atendimento normal a partir das 7h, mas as obras continuam na parte externa. A arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Geisa Maria Ferreira de Freitas da Silva, explicou que está havendo o investimento de cerca de R$ 200 mil para a manutenção.
Recurso de cerca de R$ 200 mil foi aplicado no Mercado do Café
“Já foi feita a instalação de ar-condicionado, cortinas de ar e refeita a parte elétrica. Por conta da instalação de ar-condicionado, precisou fazer a troca de carga e do poste. Também foi feita a troca da cobertura central, porque precisou de uma vedação vertical. Os aparelhos de ar-condicionado são uma reivindicação antiga, desde 2015 se fala na instalação, para melhorar o atendimento ao público”, explicou Geisa.
Toda a parte elétrica estava bastante antiga, segundo a arquiteta, e, por isso, foi necessário refazer para que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado fosse realizada de maneira segura. “Não tinha como colocar quatro aparelhos com a fiação antiga. Os centros de medição dos boxes foram colocados dentro da norma, foi passado para a parte de fora, de acordo com a exigência da Copel. Tudo para garantir a segurança do espaço e para facilitar aos próprios permissionários”, afirmou a arquiteta.
Prédio histórico também receberá pintura externa
PARTE EXTERNA
O Mercado do Café passa agora para uma segunda fase de obras. “Será feita a pintura, troca de calhas e reparos de forro e telhas quebradas para a finalização, mas não será preciso mais fechar o local. O nosso cronograma de execução das obras encerra em dezembro. A empresa vai começar a segunda fase pela parte da calha que está com goteira, para depois entrar na parte das paredes, que como se trata de restauro de prédio histórico, é mais trabalhoso”, finalizou Geisa.
O prédio foi construído em 1914, sendo até hoje um local de relevância para a população de Paranaguá e para os turistas que conhecem o centro histórico da cidade. Sua arquitetura é clássica do final do século XIX, um misto de Art-Nouveau com Classicismo, construído em ferro fundido trabalhado em arco e rendilhados.