O mês de abril é voltado para a campanha de conscientização do autismo. A Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá tem realizado diversas ações a fim de levar informação para a sociedade sobre os direitos das pessoas com TEA, além de orientar famílias a respeito da condição.
Na segunda-feira, dia 2, a secretaria fez uma ação para distribuição de adesivos e folders informativos em semáforos para promover o entendimento e apoio à comunidade autista. Na quarta-feira, 3, foi realizado um mutirão na sede da Secretaria de Inclusão para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento garante o direito de preferência de atendimento e identificação no Estado do Paraná. A ação facilitou o acesso das famílias ao serviço. A carteira ainda pode ser feita pelo site www.carteiradoautista.pr.gov.br.
Sessão especial de circo
No próximo sábado, dia 6, às 14h, haverá uma sessão especial de circo para 500 pessoas com autismo, em Paranaguá. Os pais interessados em levar as crianças devem retirar o ingresso, antecipadamente, até a sexta-feira, dia 5, na Secretaria de Inclusão (Rua Faria Sobrinho, n.º 371, próximo a Praça Fernando Amaro), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Seminário
Especialistas da área estarão reunidos na terça-feira, dia 9, para o Seminário “Valorize as Capacidades, Respeite os Limites”. O evento é gratuito e acontece no auditório do Sest Senat, localizado no bairro Parque São João, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As inscrições serão feitas no local.
Segundo a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, o seminário é voltado para a comunidade em geral, pais e profissionais, como das áreas de saúde e educação e demais interessados.
“É com grande alegria que convidamos a todos para o Semanário ‘Valorize as Capacidades, Respeite os Limites’, uma oportunidade para se informar, capacitar e promover a inclusão das pessoas com autismo em nossa comunidade. Junte-se a nós nesta jornada de respeito, compreensão e valorização das diferenças”, convidou Camila.
A primeira palestra do seminário será com a psicóloga Roberta Calegari sobre acolhimento e empatia. Em seguida, às 9h30, a terapeuta ocupacional Andressa March falará sobre processamento sensorial e, às 10h30, o período da manhã será finalizado com uma roda de conversa entre autistas e uma mãe de autista.
À tarde, o evento será retomado com a palestra da assistente social do CMAE (Centro Municipal de Avaliação Especializada), Joice Figueiredo, às 14h, sobre os direitos das crianças e adolescentes. Em seguida, às 14h40, acontece a palestra do presidente da ONDA-Autismo, Fábio Cordeiro. Às 15h40, será a vez da palestra da advogada Aline Milanes e, por fim, às 16h40, o fonoaudiólogo Lucas Jamperse encerra o evento.