Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semedi) e Secretaria Municipal de Inclusão (Semi) participaram do 1.º Congresso Onda- Autismos, em Curitiba. O evento foi realizado no Museu Oscar Niemeyer nos dias 15 e 16 de março, em parceria com o Ico Project.
A Onda-Autismos é uma organização social que defende os direitos das pessoas autistas, fazendo valer a Lei 12.764/12 e impulsionando políticas públicas que garantam mais segurança e bem-estar. Entre os palestrantes do evento participaram o professor de Educação Especial na Adelphi University, NY, Dr. Stephen Shore; o psicólogo diretor do Marcus Autism Center at Children’s Healthcare of Atlanta, Dr. Ami Klin; a advogada, professora universitária e presidente da Fundacion Visibilia (Accesibilidade Cognitiva) de Buenos Aires, Dra. Paola Jelonche.
Ao todo, 20 profissionais de Paranaguá, sendo três da Semedi e 17 da Semi estiveram presentes no Congresso. “A participação de nossa equipe no 1.º Congresso Onda-Autismos foi essencial para fortalecer nosso compromisso com a inclusão. Ao estarmos presentes, não apenas adquirimos conhecimento valioso, mas também demonstramos nosso apoio e solidariedade à comunidade autista. Juntos, estamos construindo uma cultura mais empática e inclusiva, onde todos têm seu lugar”, afirmou a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite.
A professora especializada em Educação Especial, Valdelucia Matias da Silva, é responsável pelo monitoramento das Salas de Recurso Multifuncional das escolas municipais em Paranaguá. Ela afirmou que a participação no Congresso mostra a missão de defender com excelência os direitos das pessoas autistas.
“Temos que ser comprometidos com o respeito à diversidade e, assim, entenderemos que ser diferente é normal. Devemos planejar e executar ações por uma sociedade inclusiva e compreensiva. O evento conseguiu o seu objetivo, que era empoderar vidas e espalhar conhecimento, da conscientização à transformação e renovar a mentalidade através da compreensão do que é o autismo, sair transformado, com uma visão ampla sobre essa condição de existência”, contou Valdelucia.