Em Paranaguá, o Projeto Porto Escola começou em 2015 e, em Antonina, em 2017
Na tarde de terça-feira, 20, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, e o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, para a assinatura da renovação do convênio do Projeto Porto Escola. A iniciativa oportuniza aos alunos de 5.º ano da rede municipal de ensino conhecer o Porto, sua história, seu funcionamento e importância econômica, social e ambiental.
“Este projeto é um sucesso entre nossos alunos e professores. É fundamental que nossas crianças tenham o conhecimento do Porto, da área portuária e de todo o entorno”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Para a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, é fundamental manter a parceria. “É muito importante que nossos alunos possam vivenciar um pouco do Porto e de todas as suas atividades. Todos os professores e estudantes gostam desta atividade que enriquece muito a experiência extracurricular. Agradeço ao Porto por sempre nos atender com muita atenção e carinho”, comentou Tenile.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que é importante valorizar ações como essa que aproximam a população da atividade portuária. “Nosso papel é unir a cidade e o Porto, precisamos ajudar no entorno em que estamos e dar esta oportunidade para as crianças. Não são apenas os alunos que gostam deste dia, nossos profissionais também têm muita satisfação em receber a todos”, destacou Pioli.
Sobre o projeto
O objetivo do Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional, além de falar sobre as características da baía de Paranaguá, o correto gerenciamento de resíduos sólidos, e os procedimentos de segurança vigentes no porto.
Durante as visitas, os alunos assistem a palestras e fazem uma visita ao cais. No final do ano letivo, a Portos do Paraná organiza um concurso de desenhos e homenageia os dez alunos vencedores com um passeio de barco pela baía. Em Paranaguá, o Projeto Porto Escola começou em 2015 e, em Antonina, em 2017.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Portos do Paraná