Cultura

Banda ‘Os Trepidantes’ completa 52 anos com show

Reencontro com o público acontece desde 2014 no dia 14 de novembro no Clube Olímpico.

vgbnuf7l 1584439097

Acontece no dia 14 de novembro, a partir das 23h, o 5.º ‘Reencontro da Banda Os Trepidantes’. O show acontece na mesma data no clube Olímpico, reunindo a juventude que viveu em Paranaguá na década de 1960.

A banda foi a principal referência musical de uma geração que mantém os laços de amizade por cinco décadas. A ideia de formar Os Trepidantes surgiu no final de 1966, através dos amigos inseparáveis: Rene Ainati, Mário Percegona e Jorge Fujita, em Paranaguá.

Rene foi quem ajudou a financiar os primeiros instrumentos da banda. Mário conversou com Sérgio Ochrimowicz e, por fim, foi convidado o colega das aulas de inglês, Ivo Maciel Jr. Estava composta a primeira formação de Os Trepidantes: Mário e Jorge (guitarra), Ivo (baixo) e Sérgio (bateria).

Os primeiros ensaios foram feitos em uma sala comercial no Palácio do Café, onde Ernesto Rodrigues trabalhava. “O povo ficava curioso, sem saber de onde vinha o barulho”, conta Fujita.

A primeira apresentação aconteceu em 1967, na AABB em Paranaguá, com um repertório de pouco mais de 20 músicas. “A repetição de muitas músicas foi inevitável. Na época, o cachê foi de CR$ 80,00 de onde foram separados 40 para o pagamento da prestação dos equipamentos e 10 para cada um dos integrantes”, recorda Fujita.

Nessa fase, a banda chegou a se apresentar em Guarapuava em um Congresso de Estudantes. Com as ideias de vanguarda e pioneirismo de Fujita, Os Trepidantes ingressaram na era psicodélica com jogos de luzes, projeções de slides e efeitos especiais, trazendo para Paranaguá os primeiros pedais e câmara de eco (importadas do Japão e Holanda).

3%20 %20M%C3%BAsicos%20completam%2052%20anos%20de%20atividades

Devido ao distanciamento dos integrantes, motivados pelos estudos e trabalhos, Os Trepidantes encerraram as suas atividades no mês de janeiro de 1972 com a apresentação na sede campestre do Clube Literário. O grupo voltou a se reunir com integrantes mesclados com outros músicos em 2010 e nos últimos anos realiza o show na véspera de feriado da Proclamação da República, trazendo a Paranaguá inúmeros amigos dos integrantes da banda.

O show neste ano contará com a presença dos músicos Walter Ney, Zeca Pinho, Nêne Kobiski, Carlinhos Aracaju, Tabajara, Nilce Ribeiro, Humberto Pioli, Mário Percegona e Jorge Fujita. Informações pelo telefone (41) 98414-4447.

 

 

Você também poderá gostar

Banda ‘Os Trepidantes’ completa 52 anos com show

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.