Na semana passada, durante reunião do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo), quando cerca de 50 entidades estiveram em Paranaguá para discutir dados sobre o impacto dos navios de cruzeiro, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, destacou que há obras previstas para a Rua da Praia.
O município de Paranaguá entregou a Praça de Eventos Mário Roque revitalizada no fim do ano passado e o local passou a ser ainda mais visitado por moradores e também pelos turistas do navio MSC Lirica, que faz escala na cidade.
Com novas temporadas confirmadas pela MSC Cruzeiros em Paranaguá, começou a ser discutida uma obra que possa abranger toda a extensão da Rua General Carneiro, popularmente conhecida como Rua da Praia. “É um projeto muito grande que o governador Ratinho Júnior autorizou a Secretaria de Planejamento a contratar o Ricardo Amaral, que é um dos maiores arquitetos do Brasil para fazer essa requalificação para transformar esse nosso Centro Histórico em um centro atrativo para o turismo, seja para aquele que vem de carro, como o que vem de barco e que deseja conhecer nossa parte marítima”, disse o secretário de Turismo, Márcio Nunes.
Segundo ele, há uma tendência que aponta para o crescimento do turismo ligado ao meio ambiente, algo que deve ser impulsionado na região com a requalificação da Rua da Praia. “Os grandes negócios ligados ao meio ambiente irão crescer muito e o turismo náutico é maravilhoso. Temos que requalificar toda essa orla para receber os barcos e melhorar o fluxo e acessibilidade”, destacou Nunes.
Projetos no litoral
Em nota, a Secretaria de Estado do Planejamento, informou que existem vários projetos para o litoral paranaense, entre eles, o da revitalização da Rua da Praia. Como os estudos e projetos estão em desenvolvimento, ainda não há maiores detalhes sobre estes projetos.
“A revitalização faz parte da programação de investimentos do Governo do Estado para o litoral, como a ponte de Guaratuba, a engorda da praia de Matinhos, a nova ponte dos Valadares, a canalização e a duplicação da Avenida JK em Matinhos, a duplicação do trecho entre Matinhos e Pontal do Paraná, a duplicação entre Guaratuba e Garuva e a programação para atrair turistas, como os eventos do Verão Maior e o navio de cruzeiros”, divulgou a Secretaria de Estado do Planejamento, em nota.