Na sexta-feira, 8, representantes do projeto “Orquestra de Sucata” estiveram visitando a Folha do Litoral News, trazendo detalhes da iniciativa que está visitando quatro unidades públicas de ensino de Paranaguá com desenvolvimento de oficinas musicais e espetáculos culturais voltados à arte e à sustentabilidade, tudo isso de forma gratuita junto a alunos de Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI´s) e escolas municipais. A coordenadora artística da Orquestra, Rosa Alice Casaes, junto à diretora de Relações institucionais, Jozene Noal de Oliveira, destacaram que o projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e conta com apoio de empresas, projetando a sensibilização ambiental pelo uso da sucata e materiais recicláveis para reforçar a importância da reciclagem transformando esses itens em instrumentos musicais.
“A Orquestra de Sucata é importante para todos. Nós trabalhamos toda a questão através da música, a gente se utiliza da música como uma ponte pra chegar até os alunos, jovens, crianças, adolescentes e todos os públicos, trabalhando essa questão que é tão importante que é do cuidado com o meio ambiente. Lembrando que o nosso projeto, os nossos espetáculos, são mais educativos. É como se fosse uma aula falando, explicando sobre os instrumentos feitos com sucata, falando sobre os materiais que a gente reutilizou”, explica Rosa Casaes, que é a apresentadora do espetáculo. “Em casa temos tantas coisas que a gente pode reutilizar para vários fins. Eu digo para as crianças, fazer um brinquedo. Hoje os pais que estavam com a gente na escola podem fazer algo pra casa, uma decoração. E nós, como somos professores de música, nós reaproveitamos esses materiais para fazer música, para fazer instrumentos musicais”, salienta.
De acordo com ela, a iniciativa está em Paranaguá pela primeira vez, algo que é maravilhoso. “Estamos começando a desbravar o estado do Paraná. Essa nossa turnê já percorreu quatro escolas de São José dos Pinhais. E na sexta-feira, 9, iniciamos a nossa atuação em Paranaguá, estivemos aí no CMEI Maria De Lourdes Kossatz só com os pequenininhos que estiveram cantando,fazendo coreografia com a gente, interagindo. Então está sendo muito maravilhoso estar aqui. E claro, nós, a Orquestra de Sucata , queremos deixar um legado. Reciclar é preciso”, completa Casaes.
Mais sobre o projeto
Segundo a assessoria, a “Orquestra de Sucata”, neste primeiro momento, percorrendo São José dos Pinhais e Paranaguá até dezembro de 2023, beneficiará 240 alunos com oficinas e mais de 6 mil estudantes com espetáculos. “No desenvolvimento das oficinas, os alunos das escolas têm a oportunidade de criar instrumentos com sucata e materiais recicláveis, construindo novas realidades para resíduos que seriam descartados. Desse modo a Orquestra de Sucata fomenta as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade, despertando o lado artístico e criativo dos alunos. Além das oficinas, as escolas beneficiadas receberão 16 espetáculos da Orquestra que têm o propósito de destacar, através da música, a importância do cuidado com o meio ambiente. O projeto conta com uma estrutura completa com sonorização, iluminação, fotografia e filmagem, além de fomentar a inclusão social por meio da acessibilidade com uma intérprete de Libras em todas as apresentações”, completa.
Além do CMEI Maria de Lourdes Kossatz, nesta semana a iniciativa percorrerá as escolas municipais Sully da Rosa Vilarinho, Edinéia Marize Marques Garcia e Maria Trindade da Silva. Ao todo, 10 músicas instrumentais autorais feitas com instrumentos de sucata e materiais recicláveis serão apresentadas com foco na saúde do planeta e em fazer um mundo melhor. Ao todo, 6.240 pessoas de Paranaguá e São José dos Pinhais serão atendidas pelo projeto com foco na consciência ambiental e preservação do meio ambiente.
“Você também pode conhecer o trabalho da Orquestra de Sucata nas redes sociais do grupo, ou pelo contato (11) 9 48248620, e também pode aprender a construir seus próprios instrumentos musicais feitos de sucata e materiais recicláveis por meio de seus tutoriais no Youtube. Acesse o Instagram @orquestradesucata para acompanhar a programação de espetáculos culturais e participe você também”, finaliza.
Com informações do Orquestra de Sucata