As cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios já foram adotadas pela população de Paranaguá. Neste ano, 400 crianças serão beneficiadas pela iniciativa que se destaca pela abrangência em todo o País. Desta vez, a contemplada será a Escola Municipal Nascimento Júnior, localizada no Jardim Guaraituba, que está a todo vapor se preparando para a festa de entrega dos presentes, marcada para sexta-feira, 14.
A pedagoga e orientadora da instituição de ensino, Flávia Lima, contou que a expectativa das crianças é alta para receber os presentes.
“Estamos ensaiando uma apresentação de acolhida para o Papai Noel e para a equipe dos Correios com as crianças. As professoras estão decorando as salas, trabalhando os temas gratidão e gentileza gera gentileza. Eles não falam em outra coisa, até a disciplina melhorou. Eu também estou muito ansiosa, nem acredito que serão 400 crianças contempladas”, relatou Flávia.
As cartas foram escritas por crianças de 5 a 11 anos e a história começou em novembro, quando elas receberam uma carta do Papai Noel perguntando como se comportaram durante o ano e o que querem ganhar. “Expliquei para eles que talvez não ganhem exatamente o que pediram, mas o que ganharem deve ser muito bem-vindo”, afirmou Flávia.
A festa para entrega dos presentes não é aberta ao público. Segundo os Correios, como forma de proteção e privacidade, em atendimento à recomendação do Ministério Público, também não são divulgados os dados de localização da criança.
A agência dos Correios em Paranaguá, que adere à campanha há anos, informou que todas as cartinhas foram adotadas até a sexta-feira, 7.
FUNCIONAMENTO DA CAMPANHA
Segundo os Correios, a adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou nas próprias unidades da empresa. “Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha”, alertou em nota os Correios.
COMO SURGIU
A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados, que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção e acabou se transformando em projeto corporativo dos Correios.
Foto: Arquivo.