Uma das campanhas mais famosas no Brasil, o Outubro Rosa é uma grande mobilização que chama a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, durante todo o mês se compartilha informações e se promove a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.
Neste ano, a Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou o conceito do Outubro Rosa 2023: “Com mais Empatia, somos mais Vida”. O objetivo é destacar a importância da empatia e alertar a todos para essa doença que, quando entra na vida de alguém, afeta todo o entorno.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 38% dos diagnósticos só ocorrem em fases avançadas da doença. Sabe-se que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, no entanto, mais da metade das mulheres ainda subestimam a importância da mamografia.
Dados como estes revelam que, apesar da campanha existir desde o início da década de 1990, alguns temas ainda precisam ser tratados na sociedade para que as mulheres se lembrem dos cuidados primordiais durante todo o ano. No mês de outubro, há um aumento no número de procura por exames e consultas preventivas, algo que deveria ocorrer durante todo o ano acrescidos de cuidados com a alimentação, prática de atividade física e controle do estresse.
Para ampliar o conhecimento sobre as formas de prevenção do câncer e de outras doenças, o Instituto Peito Aberto começa, nesta semana, um ciclo de palestras, em Paranaguá. Que a população, especialmente as mulheres do litoral, possam aproveitar esse momento para tirar dúvidas e obter informações para cuidar ainda mais da sua saúde, em outubro e nos demais meses do ano.