Eventos

Escola para Surdos Nydia Moreira Garcêz vai celebrar o Setembro Azul com evento à população

Encontro terá palestras, apresentações e homenagens na quarta-feira, 27

1hiajil

Este mês também é voltado para dar visibilidade à comunidade surda. O Setembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre a importância da acessibilidade e de ressaltar as conquistas obtidas ao longo dos anos que permitiram avançar na questão dos direitos. Para comemorar o Dia do Surdo (26 de setembro), a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz (Cedap) realiza na quarta-feira, dia 27, um evento gratuito voltado para toda a população.

O encontro acontece no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), a partir das 19h, com programação organizada pela Escola Nydia em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá (Semi).

“Vamos celebrar o Dia do Surdo e em comemoração ao Setembro Azul, mês de conscientização da surdez e a inclusão na sociedade. Teremos palestras, apresentações artísticas, apresentações de dança e homenagens, pois é um dia para celebrar tudo que temos conquistado. Nós temos muito ainda para alcançar, mas também já temos muito a celebrar”, disse a diretora da Escola Nydia, Fátima do Rocio de Souza Gonçalves.

Ela ainda ressalta o protagonismo do município na atenção aos surdos. “Temos uma escola bilíngue que é forte e referência na região, temos a primeira vereadora surda da cidade e do Estado do Paraná e temos professores nas universidades”, declarou Fátima.

Atividades

A Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz, também conhecida como Cedap, foi criada em 1989. Atualmente, tem 33 alunos, de dois a 18 anos. Diversas atividades foram desenvolvidas ao longo deste mês em comemoração ao Setembro Azul. Entre elas, uma visita ao Porto de Paranaguá pelas crianças para conhecerem as operações portuárias, além de promover a inclusão e a conscientização sobre a comunidade surda. 

A escola também recebeu em suas instalações a visita de escolas municipais e estaduais e do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila Garcia. Além de estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, na Escola Nydia, onde participaram de uma palestra sobre a importância da Escola Bilíngue para Surdos, na primeira infância e anos iniciais.

Os alunos também fizeram piquenique, visitaram exposições e participaram do 1.º Festival Cultural PcD, no último dia 21. No dia 28, quinta-feira, eles farão um passeio de barco pela Baia de Paranaguá. E, no dia 29, o encerramento das atividades do mês será com uma Ação Solene, com descerramento da placa de Honra ao Mérito concedida pela escola à vereadora Isabelle Dias.

Escola para Surdos Nydia Moreira Garcêz vai celebrar o Setembro Azul com evento à população

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Escola para Surdos Nydia Moreira Garcêz vai celebrar o Setembro Azul com evento à população

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.