Eventos

Entenda a importância do 20 de Setembro para a cultura e povo gaúcho

"Ser gaúcho é uma religião", ressalta Ivo Olivar Constantino, o "Gaúcho Churrasqueiro" de Paranaguá

v4iqyt1d

Para o povo riograndense, o 20 de Setembro é um dos feriados mais importantes do ano a ser celebrado não somente no dia, mas durante todo o mês com os Festejos Farroupilhas. A data é alusiva ao início da Revolução Farroupilha ou “Guerra dos Farrapos”, iniciada em 1835 contra a Coroa Portuguesa visando à independência do Rio Grande do Sul, algo que se encerrou em 1845. Apesar de datar do século XXI, este período jamais foi esquecido pela população gaúcha, tanto é que se celebra nesta quarta-feira, 20, o feriado estadual do Dia do Gaúcho, marcado pela celebração do sentimento e da identidade riograndense. 

Historicamente, a Revolução Farroupilha é explicada pela insatisfação de donos de estâncias no Rio Grande do Sul com a política fiscal do governo brasileiro, que na época pertencia ao Império de Portugal. O Estado era responsável por grande produção de charque (carne seca) no Brasil e o imposto abusivo incidia exatamente sobre esta atividade. Foi então que liderados por Bento Gonçalves, gaúchos iniciaram a Guerra dos Farrapos em 20 de setembro de 1835, movimento que se espalhou e que só acabou em 1845 e que possui até hoje influência na cultura gaúcha. 

“O Rio Grande do Sul vive este mês de setembro os festejos da Semana Farroupilha, data que marca homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, contra a coroa portuguesa. Os atos comemorativos culminam no dia 20 de setembro, também conhecido como Dia do Gaúcho. Ao longo do mês, gaúchos e gaúchas dos municípios do Rio Grande do Sul aproveitam para celebrar as tradições da cultura, vestindo a indumentária típica, tomando chimarrão e assando o tradicional churrasco campeiro, tudo ao som da música regional”, explica a Agência Brasil.

Segundo o Portal das Missões, site especializado na cultura e turismo do Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro é “considerado uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado”, detalha. “A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78”, completa.

Gaúcho com Paranaguá no coração

Nascido em Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul, em 1970, na região dos 7 Povos das Missões, Ivo Olivar Constantino, o “Gaúcho Churrasqueiro”, como é conhecido, explicou que saiu do Rio Grande do Sul quando tinha 12 anos. “Tu saí do Rio Grande, mas o Rio Grande vai junto contigo, vai junto dos gaúchos onde eles vão. Cheguei na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, em 1982, morei até lá em 2022, fui primeiro o Gaúcho dos Valadares  e agora sou o Gaúcho de Paranaguá”, ressalta, destacando sua identificação com o Rio Grande do Sul e também com a Cidade-Mãe do Paraná. 

“Como disse o cantor gaúcho João Luiz Corrêa, para ser gaúcho não precisa nascer no Rio Grande do Sul, basta seguir um pouco das tradições gauchescas. Para mim, ser gaúcho é uma religião, porque qual o Estado que fecha, faz um feriado, para comemorar o seu dia? O Rio Grande do Sul faz isso ao celebrar o Dia do Gaúcho em 20 de Setembro”, ressalta “Gaúcho”, frisando a identidade de “pelear” do Gaúcho na Revolução Farroupilha e em outras guerras durante a sua história. 

Outro ponto destacado por ele é a sua torcida fanática pelo Grêmio, destacando também a rivalidade com o Internacional. “Gaúcho” conhece também lideranças culturais e músicos importantes do Estado como “Paulinho Mixaria”, grupos Terceira Dimensão e Os Atuais. 

Questionado sobre as enchentes, a maior tragédia natural que já aconteceu no Rio Grande do Sul, que ocasionou 48 vidas perdidas no Vale do Taquari em setembro, Constantino ficou emocionado, ainda mais se aproximando da celebração do Dia do Gaúcho próximo aos acontecimentos. “Mas acredito que em um ano está tudo de pé novamente. Vai dar tudo certo”, afirma o Gaúcho, destacando a importância de que a população realize doações à população gaúcha afetada pelas enchentes.

Você também poderá gostar

Entenda a importância do 20 de Setembro para a cultura e povo gaúcho

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Entenda a importância do 20 de Setembro para a cultura e povo gaúcho

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.