A educação especial é uma modalidade de ensino que deve estar presente nos municípios para atender crianças e adolescentes que precisam de uma atenção individual para se desenvolver. O atendimento educacional especializado é um direito no País, a Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais a receberem educação. Isso inclui ofertar para os estudantes com deficiência acessibilidade, ensino em Libras e braille, presença de profissional de apoio escolar, além de condições de igualdade que favoreçam a inclusão.
Para fornecer toda a base necessária para esses estudantes no que diz respeito à aprendizagem e também no atendimento especializado, como com profissionais de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e outros, as instituições precisam de recursos. E, quanto a isso, o Paraná deu uma boa notícia nesta semana. No próximo sábado, dia 16, o Governo do Estado vai renovar o contrato com as instituições que atendem alunos de educação especial. O repasse previsto é de R$ 480 milhões por ano até 2027, beneficiando 40 mil estudantes dos 399 municípios paranaenses.
O aporte financeiro é fundamental para que esses espaços possam pagar os profissionais, manter a estrutura da escola em perfeitas condições e investir em novos recursos que proporcionem uma qualidade de vida ainda maior para esses estudantes.
Além disso, também foi anunciada a construção de 14 novas unidades de ensino para sediarem as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES). Instituições que fazem verdadeiramente a diferença na vida não só dos alunos como das famílias, que encontram acolhimento para cuidar e contribuir com o desenvolvimento de seus filhos. Que esses recursos possam colaborar com a gestão das escolas especiais e, acima de tudo, refletir em um bom atendimento para as crianças e adolescentes.